sábado, 31 de maio de 2014

O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA

                                   Esta é a história de um menino que tinha um mau caráter. Além disso, muito impaciente com as pessoas, para não dizer, encrenqueiro. Ofendia facilmente os companheiros e assim por diante. Então o seu pai resolveu entregar um saco de pregos e disse ao filho: cada vez que ofender alguém ou perder a paciência ele deveria pregar um prego atrás da porta.
                                  No primeiro dia, o menino pregou os primeiros pregos conforme o seu pai o tinha ordenado. As semanas que seguiram, à medida que ele aprendia a controlar o seu gênio, pregava cada vez menos pregos atrás da porta. Com o tempo descobriu que era mais fácil controlar seu gênio que pregar pregos atrás daquela porta. Quando chegou o dia que conseguiu controlar o seu mau gênio durante o dia todo, informou ao pai esta sua vitória. Este então sugeriu que ele retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu caráter. Os dias se passaram e o jovem conseguiu anunciar a seu pai que não havia maias pregos atrás da porta.
                                 Seu pai o pegou pela mão, o levou até a porta e lhe disse:
                                 -Meu filho, vejo que tens trabalhado duro, mas veja todos estes buracos que ficaram na porta. Dá para perceber que ela nunca mais será a mesma. Portanto, cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como estes buracos desta porta. Você pode insultar alguém e retirar o insulto, mas dependendo da maneira como fala poderá ser devastador e a cicatriz ficará para sempre. Portanto, uma ofensa verbal pode ser tão daninha como uma ofensa física.


                                                 Domínio Público

0 comentários: