domingo, 4 de março de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

GUERRA


"Ponto pacífico' ou "ponto passivo"? O ponto é pacífico. E é pacífico porque sobre ele não há discussão, não há controvérsia, não há "guerra". O adjetivo "pacífico" é relativo ao substantivo "paz" e pertence à mesma família de "pacificar", "pacificador", "pacificamente" etc.


HABILIDADE


Coisas da língua: "destro" significa "direito", "que fica do lado direito". Em outras palavras, um indivíduo que escreve com a mão direita, que tem mais habilidade com a mão direita, por exemplo, é "destro". Como a maioria das pessoas é destra, "destro" acabou virando sinônimo de "hábil, ágil, astuto, sagaz". E "destreza" virou sinônimo de "agilidade, aptidão".


HABITAT


Quem é que nunca ouviu alguém dizer que determinado animal sofre quando está fora de seu "habitat natural"? Existe "habitat" que não seja natural? Você já percebeu que a expressão "habitat natural" é reduntante, certo? Diga, pois, "habitat", simplesmente. "Lá. ela se sente em casa; é esse seu habitat"; "Fora de seu habitat, esses animais não procriam".


HAVER


Quem foi que disse que nunca se emprega o verbo "haver" no plural? Hão é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo de "haver". Esse verbo não sai do singular quando é empregado com o sentido de "existir", "ocorrer" (ou "acontecer") ou "fazer" (na indicação de intervalo entre dois fatos), o que se vê em frases como "Havia muitas pessoas na sala", "Houve duas brigas durante a festa" ou "Moro aqui há dez anos". Já em "Os brasileiros hão de compreender a importância da preservação da memória do país", o verbo "haver" é empregado como auxiliar do verbo "compreender".


HEBRAICO


Há uma regra de acentuação específica para os ditongos "ei", "eu" e "oi" em palavras oxítonas. Acentua-se a base desses ditongos, quando abertos e tônicos, o que se vê, por exemplo, em, "anéis, "chapeu", "céu" e "herói". Essa regra se fundamenta na necessidade de distinguir o timbre aberto do fechado, que se vê, por exemplo, em "aveia", "judeu" e boi", que não recebem acento. Nos ditongos "au" e "ai" nunca há acento. Servem de exemplo, entre outras, as palavras "degrau", "nau", "pau", "baila" "laico", "aipo", hebraico", "judaico".


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


Dicionário da Língua Portuguesa


Gold Editora Ltda

0 comentários: