terça-feira, 23 de março de 2010

ANIMAIS, AVES E RÉPTEIS INVADEM A LÍNGUA PORTUGUESA – XXXIII

• Não ser nem PEIXE nem carne!

Subentende-se com esse provérbio popular o mesmo que ficar no meio-termo. Ou seja, não ter uma opinião pró nem contra. Isto é, significa o mesmo que a pessoa que não pretende tomar partido favorável ou não, com receio de ofender alguma pessoa. Em resumo, não se definir ou ficar em cima do muro, como se diz na linguagem popular.

• SAPO de fora não chia!

Sem tirar nem por, o sentido desse adágio é idêntico ao que diz: “PINTO de fora não pia”. Portanto, significa medir as palavras, as opiniões quando estiver num determinado ambiente que não seja o seu.

• Na terra de SAPOS, de cócoras com eles!

Refere-se ao modo prático de se infiltrar numa comunidade, adaptando-se aos nossos costumes e estilos. Conforme as novas maneiras e ideias para se sair bem é necessário se abster de certas coisas, certos vícios e atitudes.


• Fazer boca de SIRI

Tomar essa atitude ou pedir para alguém fazer o mesmo significa silenciar num determinado momento ou também não contar , principalmente, um determinado segredo.


• Perder o SAPO para não ter que engolir a lagoa...

É um adágio muito raro de ser falado, proferido, tendo em vista a sua complexidade. Chega a parecer até um enigma, uma charada ou mais precisamente, algo típico de uma pessoa pedante. Mas, na realidade significa que é preferível abrir mão de um problema de pequenas proporções a ter que enfrentar um outro maior, posteriormente...


• Engolir SAPOS! (Ou pagar o maior SAPO)

Tanto uma como outra expressão tem significado idêntico, ou seja, falar assim é o mesmo que suportar coisas desagradável sem revidar, por impotência ou conveniência, segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda. É uma circunstância bastante corriqueira e acontece quse sempre em qualquer lugar. Parece algo simplório quando se ouve isso de alguém, mas quando acontece com a gente, aí a história será bem diferente!

João Bosco de Andrade Araújo

Joboscan50@yahoo.com.br

0 comentários: