quinta-feira, 11 de março de 2010

A DISCRIMINAÇÃO ESTÁ SOLTA!...

Quando se está desempregado, não importa se for homem ou mulher, antes de mais nada, é uma grande oportunidade, infelizmente, de se passar por situações inusitadas e desagradáveis de humilhações, geralmente precedidas de discriminações. E isso quase sempre ocorre em plena entrevista em busca de emprego. É aquela oportunidade ímpar que aquelas pessoas desprovidas de senso de direitos humanos e apelam para algum tipo de discriminação. Portanto, é sempre bom ficarmos sempre atentos, ou como se diz popularmente, com um pé dentro e outro for ou então com “pulga atrás da orelha”. Afinal, apesar das exceções, sempre surgem alguns casos desse tipo com a maior cara de pau. Senão, vejamos esse que ocorreu comigo há alguns anos.
De posse dos recorte dos anúncios de emprego no bolso, lá fui eu nos respectivos lugares. Vale ressaltar que a maioria, como era no centro da cidade, tratava-se de Agências de Emprego. Então há paciência para passar por um lento processo burocrático de seleção e apesar da fome ou cansaço, deve-se sempre procurar estampar um leve sorriso e uma disposição envolta de uma postura corporal irrepreensível se quiser ganhar alguma vaga. Mesmo assim, se se deparar com alguém com segundas intenções para discriminar, assim como ocorreu comigo, não adianta nada disso, ou seja, bom dia, boa tarde, sorriso nos lábios, comportamento impecável...Deparar-se-á com a fatídica humilhação.
Por exemplo: entrei numa determinada agência pela primeira vez e pelo visto também foi a última e ocorreu o seguinte diálogo:
-Boa tarde, estou aqui para me candidatar a uma va...
-“Olha, moço, sinto muito, mas a NOSSA AGÊNCIA só costuma dar uma chance ao candidato – interrompeu-me aquela funcionária petulante e mal educada.
-Não entendi o que você quis dizer só “dá uma chance”. Pois essa é a primeira vez que venho aqui – afirmei categoricamente e já ficando nervoso.
-“Não, você deve estar engando. Pois já fez uma ficha conosco e não foi aproveita...”
-Após ouvir aquela aberração o sangue à minha cabeça e quase me descontrolei. Olhei bem para aquela figura, mas como sabia que aquela coitada estava sendo paga para agir daquela maneira, ou seja era era obrigada a “selecionar” só os (as) candidatos (as) que preenchessem os requisitos daquela ridícula agência, resolvi fazer uma pequena exigência, mesmo sabendo que seria inútil:
-Prova-me que eu já estive aqui se for capaz! Como a mesma ficou igual uma barata tonta, tive até dó, mesmo assim ameacei:
-Vou denunciar essa pocilga por DISCRIMINAÇÃO RACIAL. Aguarde-me!
Ela deve estar me aguardando até hoje, pois desempregado, recém-chegado a São Paulo, sem conhecer ninguém, sem dinheiro, ficou só na minha mente e grande vontade de precessar esse tipo de atitude. Então resolvi deixar tudo nas mãos Divinas. Pois só Ele sabe cobrar ou punir a quem merecer...

João Bosco de Andrade Araújo
Joboscan50@yahoo.com.br

0 comentários: