sexta-feira, 21 de março de 2014

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

REMEDIAR


                      O que significa "prevenção"? Trata-se do "ato ou efeito de prevenir". E quem não previne...Como é mesmo o ditado? Bem, na verdade o ditado é um pouco diferente. Salvo engano, é assim: "É melhor prevenir do que remediar". Vamos mudá-lo um pouco: "Quem não previne reme..." E então, como é? Prepare-se: "Quem não previne remedeia". Sim, "remedeia"! "Remediar" é um dos poucos verbos terminados em "iar" que não apresentam conjugação regular. Anote aí: "M(ediar), A(nsiar), R(emediar), I(ncendiar), O(diar). Percebeu? Nosso amigo MARIO está por trás disso tudo. Pois bem, quem sabe conjugar o verbo "odiar" sabe conjugar qualquer dos que formam o "MARIO": eu odeio, eu incendeio, eu remedeio, eu anseio, eu medeio". E, antes que eu me esqueça, o verbo "intermediar" (derivado de "mediar") segue o mesmo caminho ("eu intermedeio"). Vamos à nossa adaptação do ditado: "Quem não previne remedeia".


REPÓRTER


                     As palavras terminadas em "r" fazem o plural com o acréscimo de "es". "bar/bares", mulher/mulheres, "dólar/dólares", "pulôver/pulôveres", "lar/lares", "suéter/suéteres", "pôster/pôsteres", "mar/mares" etc. O plural de repórter, portanto, é repórteres. Convém lembrar que o plural de "júnior" e "sênior" (que terminam em "r") também se faz com o acréscimo de "es", mas com alteração de sílaba tônica, que deixa de ser "jú" e "sê",  respectivamente. O plural de "júnior é "juniores"; o de sênior é seniores. Nos dois plurais, a tonicidade recai sobre o "o".


                                                          Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                             Dicionário da Língua Portuguesa

                                                                                Gold Editora Ltda

0 comentários: