domingo, 24 de agosto de 2008

MENTIRAS INOFENSIVAS e PARADOXOS CORRIQUEIROS - II -

- "Buscar o prejuízo"
Sabemos que se existe uma coisa que ninguém gostaria de atrair ou de possouir é prejuizo, ou em outras palavras, infelicidade, desfalque etc.E durante uma partida de futebol ou outro esporte qualquer, geralmente quando um time sofre um gol, isto é, fica em desvantagem no placar, costuma-se ouvir alguém no rádio ou televisão proferir com empáfia:
- O time tal que sofreu o gol, agora vai ter que correr atrás do prejuízo!"
Veja bem, o paradoxo é tão patente, é tão nítido porque se o time está perdendo de 1 X 0, 2 a O, por exemplo, e além dessa desvantagem, for correr atrás de algo que não seja bom, como o próprio prejuízo, jamais irá se recuperar ou ficar em vantagem. Pelo contrário, vai ficar mais prejudicado, essa é a verdade. Agora se o locutor mudasse a expressão para: "O time que sofreu esse gol, agora tem correr atrás da vantagem!" Aí sim, teria lógica
- "FICAR À VONTADE!"
É muito comum quando se chega à casa de uma pessoa amiga ou não e logo na entrada, ela já fala a conhecida e rotineira frase: "Fica à vontade!" e em seguida completa: " não repare a bagunça!" Pode-se chamar isso de excesso de gentileza tradicional ou algo parecido, o certo é que a pessoa visitante, no mínimo, faz de conta de que não ouviu nada e não atenderá em hipótese alguma à solicitação da outra. Primeiramente, jamais alguém ficará, literalmente à vontade na casa dos outros, mesmo sendo familiares ou parentes. Sempre agirá com cautela. Agora, quanto o pedido seguinte, ou seja, "Não repare a bagunça" aí é o mesmo que chover no molhado ou enxugar gelo. É simplesmente tão inútil quanto estas duas expressões tradicionais.
- MENTIRA INJETÁVEL -
- "Não vai doer nada! É só uma picadinha!"
Pergunta-se: qual farmacêutico, enfermeira e similares já falaram uma dessas frases? É muito difícil de saber. Pois ambas são as preferidas por esses profissionais da saúde para tentar amenizar, abrandar o medo, o receio, principalmente de uma criança que chega chorosa, apreensiva e acompanhada dos pais para tomar uma injeção. Temível, mas necessária. Ora, dizer: "não vai doer nada, é só uma picadinha!" pode parecer um tanto cômodo para a pessoa que aplica o tal medicamento injetável. Nesta circunstância é que ratifica o adágio popular que diz: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco!"Portanto, tal afirmação é mais uma mentira inofensiva, mas dificilmente a vítima, quero dizer, a criança acreditará. E com razão infantil, diga-se de passagem.
- NO LEITO DE MORTE!
Uma das mentiras mais suaves e que não ofende ou prejudica ninguém é aquela que o médico ou mesmo um familiar mais próximo sussura ao moribundo, mais ou menos assim: "Está tudo bem! O senhor ou a senhora vai se recuperar logo, logo dessa doença! - mesmo cônscio do quadro crítico é irreversível daquele (a) paciente. Se este ou esta acredita ou não é algo que ninguém tomará conhecimento, pois numa questão de dias ou até mesmo horas, aquela pessoa que está no leito de morte, estará partindo para outra dimensão...
- FELIZES PARA SEMPRE!
Só mesmo na teoria isto poderia acontecer. Digo poderia porque realmente isto é uma grande utopia, fantasia! Pois pode até ser que um raro casal consiga morar por um tempo ilimitado sob o mesmo teto, após um casamento ou não. Agora, afirmar categoricamente com toda a convicção e com todas as letras que são ou foram felizes sempre, é algo bem dúbio e diferente, levando em consideração que a felicidade é considerada como um estado de espírito. Sabe-se perfeitamente que o objetivo de todo o ser humano é bem-estar, a felicidade, a tranquilidade. Discordar desta afirmação é faltar totalmente com a verdade.

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: