domingo, 31 de agosto de 2008

VIVER É UM GRANDE BARATO!

Descubra a sua maneira de ser, o seu jeito de vestir, de falar, de pensar, de sentir. Seja inimitável. É simples, basta não imitar ninguém. Ria sempre que puder e chore sempre que quiser. Não sinta vergonha dos seus sentimentos. Não tenha medo de ser feliz, nem de sofrer. Só assim é possível viver de verdade.
Aceite a vida do jeito que ela é, que ela vai aceitar você do seu jeito. Confie em si mesmo. Na sua consciência, no seu coração. Não tenha vergonha de errar. Todo mundo eerra. Os erros mostram o que não sabíamos. E, como isso, é claro, a gente vai ficando esperto, não é mesmo?
Descubra como expressar esta sua realidade de um modo gostoso, suave, macio e espontâneo. Um jeitinho que no fundo é só seu. Cada pessoa tem um estilo próprio, que se reflete em tudo: na voz, no modo de andar, de dançar, de sentir e gostar. Quando começamos a descobrir este estilo pessoal, encontramos uma unidade, uma harmonia, em nós mesmos. É como um instrumento afinado. Esta é a origem da beleza íntima de cada pessoa. Um tipo de beleza que nenhuma operação plástica pode criar, e esta beleza todos os seres humanos podem desenvolver em si. Quando nós somos nós mesmos, esta beleza acende. E todo fingimento ou irritação a apagam.
A harmonia é uma coisa fascinante, e por isso fascina as pessoas que estão em volta. Quem a vê sente que nunca encontrou algo semelhante. Não tente agradar os outros. Não dá. Os outros são tantos e querem tantas coisas diferentes que nunca se consegue agradar a todos. Sendo sincero e verdadeiro, você vai agradar as pessoas as pessoas que importam. São as que lhe correspondem, as que tem afinidade com você, com o seu jeito próprio de ser. É só com essas pessoas você poderá ser feliz, quando disserem que você precisa ser mais sério, mais isso ou aquilo, não acredite. Você só precisa ser mais você.
Gente não se faz em forma de bolo. Por isso, seja livre, mas, não pense que a liberdade está do lado de fora. Ela existe dentro da sua mente. Ser livre é sentir-se livre. Na verdade, ninguém pode impedí-lo de ser você mesmo. Quando parece que os outros nos impedem, é porque estamos escondendo algum medo, acomodação ou insegurança. Mas isso não significa que é legal sair por aí, agredindo os outros e brigando com todo mundo. A verdadeira liberdade é pacífica por natureza. É só o que é. Não cobra dos outros que sejam da mesma forma, nem pede que aceitem como somos. Para ser livre é preciso compreender e respeitar o direito dos outros de serem diferentes, e até de discordarem de nós.
E por fim, brinque, rie, cante, dance, aprenda sempre, com tudo. Não reclame de nada. Esqueça o pior, recrie o melhor. Seja feliz agora. Faça deste instante o seu melhor momento!!

Autoria desconhecida por mim

João Bosco de Andrade Araújo

1 comentários:

Anônimo disse...

olá, tudo bem?

Gostei muito desse poema e já coloquei até no meu orkut!
tudo bem? se não puder eu tiro tá?

um abraço.