terça-feira, 19 de outubro de 2010

SABER ESPERAR É UMA VIRTUDE

Na vida nem tudo é como a gente quer ou deseja, pois as coisas acontecem naturalmente. É muito importante que saibamos respeitar os sinais que a vida nos oferece no seu respectivo tempo. É como se colher um fruto verde e pô-lo para amadurecer forçadamente, isto é, fora do seu deviddo lugar e tempo. Evidentemente, quando se vier saboreá-lo sentirá travar no paladar, mesmo que a aparência do mesmo seja bonita. Por isso, quem sabe, costuma-se dizer que "o apressado come cru". É por aí. Só que não deveria sê-lo. Afinal, saber esperar é uma grande virtude. Desde que essa espera seja coerente e tenha um bom objetivo para tal. E sobre isso, cabe aqui mencionar o refrão de uma bonita canção: "DESESPERAR JAMAIS".
Portanto, devemos seguir o bom exemplo da natureza, mais precisamente do riacho que desde a sua nascente já vai contornando os obstáculos como, por exemplo, uma pedra, um galho que estão no leito por onde ele vai se escoando para se juntar aos demais afluentes e, consequentemente então formar um rio caudaloso, impetuoso, o qual antes de atingir o seu ponto final - o mar - tudo indica que servirá de meio de transpporte e até fonte de alimentação para a população ribeirinha, através de uma boa pescaria.
Esse tipo de exemplo é bonito e deve ser seguido, desde que se subentenda que aqueles obstáculos quer foram ultrapassados e ficados para trás, tal fato não ocorreu por humilhação ou menosprezo, mas por necessidade iminente. E se observar, depois que aquele riacho estiver mais caudaloso já não contornará tais objetos e sim, arrastá-los-á com a força da sua correnteza, tranquilamente e sendo assim ninguém saberá informar do seu paradeiro.


João Bosco de Andrade Araujo

0 comentários: