quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O BOICOTE DO VIGÁRIO

Deus vai me perdoar assim como perdoei aquele vigário arbitrário e sem educação e muito menos comunicação.Apesar da sua atitude mal educada e antipática, em plena cerimônia religiosa, que gerou uma saia-justa naquele momento. Jamais imaginei que fosse passar por aquilo, principalmente tendo em vista ter estudado oito anos para exercer aquele mesma função do dito cujo, mas tive que optar por uma apostasia involuntária. Mas essa é uma outra longa história, a qual já foi abordada num livro que pretendo lançar.
Mas, o fato desagradável que passo a narrar poderia ter sido evitado se antes daquela cerimônia religiosa aquele padre de semblante carrancudo tivesse pelo menos admoestado a todos que não permitiria que ninguém fotografasse durante a celebração do Batismo. Sim, nesse dia a minha filha de 8 meses estava ali para ser batizada, juntamente com várias outras crianças. Então, como nada nos foi informado e também não havia nenhum cartaz no templo alertando sobre essa proibição, tão logo começou o primeiro flash foi disparado. O olhar repreensivo daquele sacerdote foi incontinenti e dirigido na nossa direção, isto é, minha e de outro pai que também estava ali com a intenção de registrar aquele momento importante da vida dos nossos filhos. Então, qual não foi a nossa surpresa quando ele, de maneira brusca boicoteou as nossas máquinas fotográficas,colocando-as sobre o altar e sem nenhuma justificativa convincente continuou a sua função.
Naquele exato momento, eu um ex-seminarista, contei até dez para não tomar uma atitude inusitada, mas como não condizia com o meu caráter e educação, resolvi me omitir. Cheguei a pensar em abandonar imediatamente aquele local, levando comigo os meus familiares e convidados. Todavia, controlei-me e resolvi relevar aquela atitude ignorante daquele padre, que pelo sotaque e aparência tudo indica que era estrangeiro.
Após a cerimônia, que foi prejudicada, pelo menos para mim, devido aquele gesto estúpido daquele celebrante, pensei erroneamente: “Agora lá vem sermão!”. Equivoquei-me. Pois ele apenas falou:
-“Agora podem fotografar!”
Fiz de conta que não ouvi nada. Simplesmente fui até ao altar e peguei a minha máquina. O mesmo fez o outro pai, o qual também ficou bastante chateado e não quis fotografar mais nada. Afinal, nada mais havia para registrar. A nossa frustração era notória. E finalmente resolvemos até quem sabe usar as palavras do próprio Cristo no Gólgota, quando suspirou:
-“PAI, PERDOAI-LHES, POIS ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!”


João Bosco de Andrade Araújo

Joboscan50@yahoo.com.br

0 comentários: