sexta-feira, 25 de maio de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

JARGÃO


                "Caluda, tamborins, caluda! Um biltre meu amor arrebatou!" é o começo de um samba de Mário Lago. A música tem dois nomes: Caluda, Tamborins! ou De Como o Biltre do Demo Enredou na sua Parlanda a Trêfega Natércia. A letra é cantada duas vezes. Na primeira, cheia de termos obscuros, como "caluda" e "biltre". Na segunda, com a "tradução", ou seja, com a substituição das palavras desconhecidas por sinônimos mais digeríveis. No lugar de "caluda", por exemplo, entra "silêncio". No de "biltre", "infame". "Demo" é o "demônio"; "parlanda" é "bla-blá blá. Não chega a ser propriamente o caso do emprego de jargão, que nada mais é do que o uso de termos peculiares a determinada categoria profissional ("o elemento", "positivo", como dizem policiais) ou a determinado assunto ("placê, "pule", do turfe).


JOGAR


               De onde vem e que significa a expressão "jogar a toalha"?. Essa expressão é usada no boxe. Quando um lutador apanha muito, a  ponto de sua vida correr risco - cabe ao árbitro interromper o combate e dar a vitória ao outro lutador. Quando o árbitro demora para tomar essa providência, é comum que o treinador do pugilista massacrado anuncia a desistência do seu pupilo. Como? Jogando a toalha no centro do ringue. Moral da história: "Jogar a toalha" significa "desistir".


JÚNIOR


               As palavras terminadas em "r" fazem o plural com o simples acréscimo de "es". O plural de "mulher" é "mulheres", o de "mártir" é "mártires", o de "mar" é "mares. Com "júnior não poderia ser diferente. Basta acrescentar "es". O problema é que ocorre deslocamento da vogal tônica, que deixa de ser "u" e passa a ser "o". Leia "júniores', com força no "o", fechado, como o "o" de bolha.


JURO


             Esse termo soa como uma espécie de sinônimo de taxa, ou seja, como se também fosse uma coisa una. E o plural de "juro" é "juros". Então é recomendável dizer o juro, os juros, o menor juro, os menores juros.



                                                      Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


                                                                       Dicionário da Língua Portuguesa


                                                                         Gold Editora Ltda

0 comentários: