sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

MARSUPIAL


              Como se lê o "s" de "marsupial"? O "s" deve ser lido como o das palavras "curso", "farsa", "urso", "verso", "verso" etc.  e como todo "s" que vem depois de "r" ou "l", ou seja, deve ser lido como se lê o grupo "ss" de "passo", "nosso", "posso", "assar" etc.


MATAR


                      "Uxoricídio" é o assassinato da própria mulher, "uxoricida" é aquele que executa o maldito ato. O elemento "cida". ta,n[e, de proge, çatoma. omdoca "aquele que mata". É o mesmo de "inseticida", "vermicida" "fungicida". E como se chama a mulher que mata o próprio marido?  La vai: "mariticida". O ato de matar o próprio marido é "mariticidio". Você identifica aí o elemnto "cídio", o mesmo de palavras como "genocídio", "homicídio", "filicídio", "infanticídio".


MÉDICO


                                Como se faz a flexão de "médico-hospitalar"? De início é preciso lembrar que "o médico-hospitalar" é adjetivo composto formado por dois adjetivos ("médico" e "hospitalar") . Em "custo médico-hospitalar" por exemplo, tanto "médico quanto "hospitalar" qualificam "custo. Nasta aplicar a regra que vale para todos os adjetivos compostos formados por dois adjetivos. Lembra como é? Só se flexiona o segundo elemento: seja quanto ao gênero (masculino/feminino) seja quanto ao número (singular/plural). Moral da história: "despesa médico-hospitalar", despesas "médico-hopitalres", "custo-médico-hospitalares"



                                                Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


                                                                  Dicionário da Língua Portuguesa

                                                                                  Gold Editora Ltda

0 comentários: