sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

MINISTRO


                  Qual o plural de "primeiro-ministro"? Como se trata de substantivo composto, formado por um numeral ("primeiro") e um substantivo ("ministro"), isto é, por duas palavras variáveis, devem ser flexionados os dois elementos. O plutral, portanto, é '"os primeiros-ministros".



MINUTO



                Existe uma convenção ianternacional, da qual o Brasil é signatário, que estipula o seguinte: o símbolo de hora é "h"; o de minuto é "min". Nada de "7hs", nada de "7:00", nada de "7,00". Horas e minutos se juntam. "O jogo começa às mih30min", "A reunião começou às 7h". Na imprensa, por economia de espaço, tem-se publicado "7h45", com o desaparecimento do símbolo dos minutos.



MODO


               Lembremos que os modos verbais, em português, são três: o indicativo é omodo da certeza, do real. É usado geralmente nas orações que completam o sentido de verbos como "afirmar, dizer, verificar".. O substantivo é o modo da dúvida, da hipótese, da probalidade. Geralmente é usado nas orações que completam o sentido de verbos como "desejar, duvidar, negar, ordenar, proibir, suspeitar, querer, suplicar", que denotam ideia de ordem, de vontade, de incerteza. O modo indicatrivo mostra uma atitude mais objetiva do falante diante dos fatos; o subjuntivo expressa conteúdos emocionais (o desejo, a incerteza), mais subjetivos. Já o imperativo é o modo da ordem, do pedido, do conselho.



MOEDA


                     Não se grafa nome de moeda com inicial maiúscula. Real, dólaar, libra, lira, peso, franco, marco, escudo, euro e peseta, entre outros, não são nomes próprios, portanto não se grafam com maiúscula. Escreva "real" e "reais", com inicial miknúscula, sem receio de errar. Convém lembrar que nos cheques também se coloca a data e, consequentemente, o mês, que também não se frafa com maiúscula: "Salvador, 4 de dezembro de 2009"



                                                            Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                                 Dicionário da Língua Portuguesa

                                                                   Gold Editora Ltda

0 comentários: