terça-feira, 9 de novembro de 2010

NÃO FICA NADA

Um noviço estava na cozinha do Convento lavando as folhas de alface para a salada do almoço de certo dia, quando um velho monge, conhecido por sua rigidez excessiva, que obedecia mais ao desejo de autoridade que à verdadeira busca espiritual, aproximou e perguntou:

-"Você pode me dizer o que o Superior do Convento disse hoje no sermão da Missa?"

-Não consigo me lembrar. Sei apenas dizer que gostei muito - respondeu o noviço

O monge ficou então estupefato e continuou:

-"Justamente você, que tanto deseja servir a Deus, é incapaz de prestar atenção às palavras e aos conselhos daqueles que conhecem melhor o caminho? É por isso que as gerações do mundo de hoje estão quase todas corrompidas, como por exemplo, não respeitam mais o que os mais velhos têm para ensinar!"

-Olha bem o que estou fazendo, meu Superior, estou lavando as folhas de alface. Contudo, a água que as deixa limpas não fica presa nelas. Pelo contrário, termina sendo eliminada, escoada pelo cano da pia, não é verdade? Portanto, da mesma maneira, as palavras que purificam são capazes de lavar a minha alma, mas nem sempre permanecem na minha memória...

-"Sim, estou entendendo! Continue..." - falou o Monge cada vez mais impressionado com o discípulo ali presente.

- Além do mais não preciso ficar lembrando de tudo que me dizem só para provar a quem quer que seja que sou culto e superior aos demais. Tudo aquilo que me deixa mais leve, como a música e as palavras de Deus, termina sendo guardado em um recanto secreto do meu coração. E ali permanece para sempre, vindo à tona somente quando eu precisar de ajuda, de alegria ou então de algum refrigério e consolo para a minha alma.

-"Muito bem. Gostei do que agora ouvi. Continue com essa mentalidade preciosa!" -
Finalizou aquele Monge que a partir daquele dia passou a ser mais humilde e menos prepotente.

Autor desconhecido (por mim)

0 comentários: