segunda-feira, 23 de julho de 2012

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

"CHORAR O LEITE DERRAMADO"


                      A tradicional expressão - "chorar o leite derramado" - quase todo o mundo sabe que subentende lamentar inutilmente por alguma coisa ou situação ruim que aconteceu,seja ela qual for. Desde a quebra de algum objeto de estimação, precioso até mesmo a perda de um ente querido por motivos fúteis. E sempre quando acontece algo neste sentido, a primeira sugestão, o primeiro conselho que se ouve é : "levanta a cabeça", "A vida continua", "Levnta a cabeça" ou então "O mundo não se acabou". E assim sucessivamente. É sempre aquela história: falar é fácil, principalmente quando a pimenta arde nos olhos de terceiros.
                     Só que, ainda com relação à referida expressão, gostaria apenas de chamar a atenção para um detalhe paradoxal. Tudo bem que o verbo "chorar" da frase significa o mesmo que dizer "lamentar" uma triste situação, repito. Só que, se se for levar ao pé da letra a mesma expressão ficaria sem lógica, uma vez que, quando realmente isto ocorre, ou seja, um determinado recipiente é quebrado e o seu conteúdo, neste caso, seja o leite, o que a pessoa deve fazer incontinenti? Não nem tanto "chorar" pelo fato ocorrido, mas sim, "limpar" o tal produto esparramento na mesa ou no chão ou fogão. Afinal, a higienae em primeiro lugar. E principalmente quando na nossa casa tem visita. Não quero dizer com isto que quando a pessoa estiver só vai deixar tudo sujo, não. Mas, sim pode postergar tal limpeza. Agora chora seria uma consequência, dependendo do fato em si e das circunstâncias.

                                  EM TEMPO:

                              O cantor/compositor/escritor Chico Buarque de Holanda lançou um romance com um título assim "LEITE DERRAMADO". Só que, como não o li, não posso opinar sobre o mesmo. Mas creio que não se trata de nada disto e sim ele usa a expressão como sentido figurado para alguma situação vivida por ele ou por algum companheiro de profissão, o que sem dúvida, foram várias.


                                                    JOBOSCAN DE ARAÚJO

0 comentários: