domingo, 1 de julho de 2012

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

  "OLHA QUE MÚSICA LINDA!"

                
                      Quantas e quantas vezes falamos e ouvimos esta expressão paradoxal: "OLHA QUE MÚSICA LINDA, FULANO!" Em seguida, a pessoa interpelada entende e sempre concorda, dizendo: REALMENTE, É LINDA.VOU COMPRAR O CD!" Tudo isso sem ninguém perceber ou comentar o paradoxo que exista em tal expressão. E tudo só acontece por causa da troca de um verbo muito importante, que é "OLHAR" por "OUVIR". Afinal, música, cheiro e barulho etc são fatores abstratos. E os nossos olhhos só conseguem captar coisas concretas. Está aí o grande contraassenso da referida frase.
                     Já a primeira estrofe da famosa música do poeta Vinícius de Morais - GAROTA DE IPANEMA, sim, faz todo o sentido. (E que sentido!!!) Pois quando ele se refere à presença  de alguém, cantando "Olha que coisa mais linda tão cheia de graça...É ela a menina que vem e que passa!...etc ele está exaltando a beleza, o gingado da GAROTA DE IPANEMA, mundialmente conhecida e interpretada em vários idiomas por artistas famosos. Portanto, quanta diferença!
                    Portanto, já com relação a algo abstrato, como por exemplo, música, odor, barulho etc, o correto mesmo seria substituir o ver bo "OLHAR" por "OUVIR/SENTIR", respectivamente, para ter algum sentido. Mas, rarissimas pessoas estão atentas a este detalhe da nossa língua portuguesa repleta de meadros e armadilhas, deslizes e pegadinhas, diga-se de passagem. Só devemos evitar o excesso de tudo isto no nosso cotidiano. Afinal, a nossa lingua-pátria exige e merece respeito!


                                               JOBOSCAN ARAÚJO

0 comentários: