quarta-feira, 25 de julho de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

MAIOR

               Você certamente já leu ou ouviu - sobretudo em propagandas - a expressão "Maiores informações". "Para maiores informações, ligue para o número tal". Na verdade o leitor (ou ouvinte) quer outras informações, mais informações, maior quantidade de informações, e não informações maiores, de tamanho maior. O que se deve dizer é "mais informações" ou "outras informações".


MAIORIA


                   Quando a expressão "a maioria" é seguida de especificador no plural ("A maioria das pessoas"), há duas possibilidades: a)o verbo concorda com "maioria", ou seja, vai para o singular ("A maioria das pessoas quer o bem"); b) o verbo concorda com o especificador, isto é, vai para o plural ("A maioria das pessoas querem o bem"), "A maioria dos alunos estudaram para a prova"). Com o verbo no singular, enfatiza-se a noção de conjunto, de grupo; com o verbo no plural, enftiza-se quem forma o conjunto. Em tempo: se a expressão "a maioria" não é acompanhada de especificador, nada de plural ("Maioria ficou", "A maioria saiu")


MAJESTADE


                  Você sabe qual a diferença entre "Sua Majestade"? e "Vossa Majestade"? Usa-se "Vossa Majestade" para falar com um soberano; para falar dele, usa-se "Sua Majestade". Esse princípio é válido em todos os casos semelhantes. Para falar com o Papa, por exemplo, usa-se "Vossa Santidade"; para dele, usa-se "Sua Santidade". Em situações de cerimônia, quem conversa com um reitor deve tratá-lo  por "Vossa Magificência", quem fala dele emprega "Sua Manificência".


MAL


                  Aqui vai uma orietnação muito simples para voê não se atrapalhar com o uso de "mal" e "mau":  "Mau" é o contrário de "bom"; "mal" é o contnrário de "bem". Veja estes exemplos: "Ele é mau/bom jogador"; "Ele joga bem/maç". Se você esquecer qual é o contrário de qual, basta colocar os termos em ordem alfabética: "mal" vem antes de "mau"; "bem" vem antes de "bom". Aí é só repetir: mal ff bem; mau ff bom. Simples, não?


                                                     Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                                                Dicionáro da Língua Portuguesa

                                                          Gold Editora Ltda

0 comentários: