quinta-feira, 1 de outubro de 2009

GRANDE CIRCO BRASILEIRO

Não é necessário ser um bom observador para perceber que aquele grande ambiente conhecido como circo está em fase de extinção. Pois, pensando bem, é uma raridade encontrar um local de espetáculo dessa natureza nas periferias das grandes cidades. E quando o encontra está quase sempre às moscas, ou seja, vazio. Alega-se que tal decadência da arte circense é devido a televisão e internet. Tudo bem, não resta dúvida que esses meios de comunicação prendem as pessoas em suas casas. Sendo assim, os outros entretenimentos tradicionais vão sendo preteridos, entre eles, obviamente, o circo e o cinema. Não desapareceram totalmente, mas parece que seus dias estão contados.
Mas, por falar em circo, os seus alambrados, as suas lonas, os seus animais podem ser recolhidos, vendidos e quanto os palhaços, bailarinas e mágicos podem procurar outra atividade. Por algum tempo, sem dúvida, haverá algum transtorno. Só que , posteriormente, todo esse pessoal encontrará outro meio de sobrevivência, antes mesmo que alguma depressão os atinja . Afinal, a vida continua e exige a nossa persistência e contribuição com a sociedade, muito embora, amiúde, somos vítimas dos contratempos que surgem à nossa revelia
Agora uma coisa é certa: se se ficar atento ao que ocorre ao nosso redor, notar-se-á facilmente que o Grande Circo chamado Brasil continua em grande atividade. Parece que cada dia que passa os seus “mágicos”, “palhaços” continuam se proliferando da noite para o dia. Mágicas envolvendo maracutais políticas são divulgadas, diariamente. Já os palhaços são vistos,diariamente, em tudo quanto é lugar. Sozinho ou em grupo. Muitos deles até fazem questão de fazer paródias, tirar sarro da situação atípica, inclusive da crise mundial em que vivemos.
Em síntese, sendo assim, o nosso País passa a ser considerado um gigantesco circo, cuja lona invisível o encoberta de Norte/Sul, Leste/Oeste E isso não é novidade nenhuma. Pois desde o seu descobrimento que tudo isso acontece, o que mudou foi a rapidez, a precisão e a versatilidade dos meios de comunicação de um modo geral. Tanto televisão, jornais, rádios, internet, etc. Então, tudo que ocorre na várias camadas da sociedade, o povo fica sabendo rapidamente. Portanto, sendo assim, salve-se quem puder! Como alguém já afirmou: “O MUNDO NÃO PIOROU; A COBERTURA JORNALÍSTICA FOI QUE MELHOROU!”


João Bosco de Andrade Araújo

www.joboscan.net

0 comentários: