domingo, 1 de novembro de 2009

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS - XXVIII

• “NÃO ACREDITO!”


Não é nem necessário ser uma pessoa muito atenta, mas se se observar nos diálogos familiares ou mesmo entre colegas e amigos, perceberá que há algumas expressões lacônicas que trazem um contrassenso quase imperceptível. São frases usadas tanto por homens quanto por mulheres. Senão vejamos, por exemplo, quando uma pessoa chega toda eufórica para contar uma notícia alvissareira e, geralmente, logo diz:
-“Consegui emprego em tal empresa!” Ou então:
- “Ganhei um bom prêmio na loteria!” ou
-“Vi tal atriz ou tal ator, pessoalmente!”
Após ouvir notícias desse teor, automaticamente a outra pessoa não pensa duas vezes e logo solta a famosa e paradoxal frase:
-“NÃO ACREDITO!”
Mesmo assim, ninguém se importa se aquela pessoa está ou não lhe dando crédito. Mesmo assim, em seguida passa a contar os detalhes da boa notícias, a qual foi sintetizada numa só frase!



• “JURA?!”


Nesse caso, a admiração foi resumida numa palavra. Só que, na realidade, significa o mesmo que dizer: “não acredito!”. Pois, se uma pessoa do seu relacionamento lhe confessa um segredo ou uma boa notícia, o correto seria lhe dá crédito imediato, sem nenhuma contestação. Todavia, expressar assim: JURA?!” ou “NÃO ACREDITO!” é o mesmo que por em dúvida a crença naquilo que acabara de ouvir. Estou certo ou errado? Mas, como é algo tão comum acontecer em todos os diálogos, quase ninguém fica em dúvida, se tal pessoa está lhe dando crédito ou não.


• “FALA SÉRIO!”


É outra expressão que traz no seu bojo uma admiração repentina e exige uma confirmação mais detalhada sobre aquilo que se ouviu. Ou será que a outra pessoa falou algo em tom de brincadeira, gozação só para testar a nossa credulidade e confiança? Pode ser que sim, pode ser que não. Tudo isso depende do ambiente e da hora e,principalmente, da pessoa que nos fala. O certo é que quando se ouve qualquer confissão de uma pessoa amiga e em seguida se expressa ssim: “FALA SÉRIO!”, significa não só admiração como pedido de ratificação daquilo que foi dito...E salve quem puder!!!..Só que quando se trata de alguém muito desconfiado e cheio de melindres, escrúpulos, poderá até ficar chateado e não continuar a contar o que realmente pretendia. Afinal, cada um tem seus motivos para achar se está agradando ou não.



João Bosco de de Andrade Araújo

0 comentários: