segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TIRANDA DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ÓCULOS


                    Em língua é comum o fenômeno da transferência. É o que ocorre, por exemplo, com a palavra 'ÓCULOS". Por ser objeto único, uma peça só, trata-se da coisa como una. Disso surgem as formas "o óculos", "meu óculos", "este óculos, "óculos escuro", "meu óculos sumiu" etc. "Óculos" é plural de "óculo". como são dois - cada lente é um "óculo" - o substantivo é plural; portanto, todos os seus acompanhantes devem vir no plural: "os óculos", "estes óculos", "meus óculos", "óculos escuros", "meus óculos sumiram".



OLHAR


                      O escritor gaúcho Érico Veríssimmo publicou  "Olhai os lírios do Campo" em 1938. Que significa a forma verbal "Olhai", presente no título da obra? A que modo e a que pessoa gramatical pertence "olhai"? Vamos lá: trata-se da segunda pessoa do plural (vós) do imperativo afirmativo de "olhar". Quem não conhece a frase "Livrai-nos do mal", que surge quase no fim do padre-nosso? Pois "livrai" também é da segunda do plural do imperativo afirmativo. E de onde vêm estas formas verbais? Vêm sempre da mesma fonte: a segunda pessoa do plural do presente do indicativo, sem o "s" final. De "Olhais" ("eu olho, tu olhas, ele olha, nós olhamos, vós olhais...") chega-se a "olhai" (com a eliminação do "s") "Olhai os lírios do Campo", portanto,  é uma frase imperativa. Quem a profere dá a seus interlocutores o tratamento de segunda pessoa do plural (Vós) e pede a eles que olhem os lírios do campo. Quem diz "Livrai-nos do mal" se dirige ao Criador, que, por ser elevado, absoluto, recebe dos fiéis o ultrarrespeitoso tratamento de segunda pessoa do plural. Ao dizerem "Livrai-nos do mal", os fiéis rogam ao Criador que os livre do mal.



ONCOLOGIA


                         O ramo da medicina que estudo o câncer ou os tumores chama-se "ONCOLOGIA", palavra formada por dois elementos gregos, um dos quais ("-logia") ´=e bastante conhecido. O primeiro ("onco"), que originariamente significa "volume", "massa", "molécula", tem modernamente o sentido de "tumor" "câncer".



                                                     Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                             Dicionário da Lìngua Portuguesa


                                                                          Gold Editora Ltda

0 comentários: