quinta-feira, 11 de outubro de 2012

APOSTASIA INVOLUNTÁRIA

                                                                            CAPÍTULO 3

                                                         PARTIDA PARA O PRÉ-SEMINÁRIO


                             Finalmente chegou o dia da minha partida para o pré-seminário, localizado na cidade de Picos. Na noite anterior quase não dormi de tanta ansiedade só pensando como seria a minha nova vida longe da minha família, os futuros colegas, professores, o reitor e principalmente a nova convivência. Era o dia 17 de março de 1962. A emoção era tanta que eu não conseguia nem me alimentar corretamente. Um frio na barriga e algo sufocava o meu íntimo, como se fosse um prenúncio de uma saudade que se aproximava. O padre Agostinho, como sempre, tentava sempre que possível me acalmar, falando que era normal tudo aquilo que eu estava sentindo e com ele não foi diferente, quando ele deixou a casa paterna também pela primeira vez.
                             No momento da partida havia muitas pessoas no local e todas me desejavam felicidades, aumentando ainda mais a minha felicidade e apreensão. Por fim, após me despedir de todos e ao entrar no carro antes do vigário, este ainda brincou, dizendo aos que ficavam: "Calma, pessoal, nada de choro. Afinal, o João não está indo para a guerra e sim para um seminário, um lugar de paz e tranquilidade."

                            Durante a viagem não aconteceu nenhum transtorno. Só que, de vez em quanado, à proporção que me distanciava da minha cidade, o meu coração se desmanchava e lágrimas cálidas rolavam pouco a pouco no meu rosto. Após seis horas chegamos à cidade de Picos. Já era noite. E para aumentar mais ainda a minha saudade neste momento chovia. Na casa paroquial desta cidade já estavam hospedados alguns vigários de outras paróquias e inclusive fui apresentado ao meu primeiro colega, que chegara quase no mesmo horário, coincidentemente. Seu nome era Ivam Mendes. Paulatinamente, fomos trocando algumas ideias sobre as nossas cidades. Ele era natural de Floriano, uma cidade bem maior do que Simplício Mendes. Portanto, neste ponto ele já levava vantagem pois não iria ficar tão admirado com o movimento e o tamanho desta outra cidade, o que para mim tudo ali era diferente do meu pequeno torrão natal.



                                              Próximo capítulo: CHEGADA AO PRÉ-SEMINÁRIO

0 comentários: