sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TIRANDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

MICRO


              Diz o texto publicitário que o banco apoia "as micros e pequenas empresas". Apesar de "micro" significar "pequeno", na prática a microempresa é menor do que a pequena. Na linguagem jornalística, por redução, "micro" virou substantivo, sinônimo de "microcomputador" e de "microempresa". Nesses casos, faz sentido dizer "as micros" (microempreas), ou "os mircros" ("microcomputadores). Mas, quando se diz "as micros e pequenas empresas", na verdade o que se quer dizer é "as microempresas e as pequenas empreas". Nesse caso, é errado pluralizar "micro". Deve-se dizer "as micro e pquenas empresas".


MÍDIA


           É comum ouvirmos dizer que determinado artista é "multimídia" (dança, canta, interpreta...") De onde vem a palavra "mídia"? Vem do latim e é plurarl de "medium", que significa "o meio", "o centro", "o espaço intermediário". O uso atual de "mídia" (o conjunto dos meios de comunicação") provém da expressão anglo-latina "mass media" (meios de comunicação de massa"). A nossa forma "mídia" provém da pronúncia inglesa de "media", que nós, doidinhos para imitar o que vem das culturas de língua inglesa, acabamos adotando. Os portugueses, mais resistentes, adotaram a forma "média". O que no Brasil é "multimídia", por exemplo, em Portugal é "multimédia".


MIGRANTE


               Todos sabem que o Brasil é um país de "imigrantes. Por quê? Porque para cá vieram pessoas de muitos lugares do planeta. Ao entrarem aqui, esses estrangeiros são "imigrantes", mas ao saírem de seus países, são "emigrantes". E nas duas situações são "migrantes". Entendeu? Vamos lá: é "migrante" qualquer pessoa que migra, ou seja, que se desloca, que muda de lugar. Quando sai, é "emigrante", quando entra é "imigrante". Assim, para nós, os italianos que aqui chegaram são "imigrantes"; em relação à Itália, são considerados "emigrantes".

1 comentários:

criação sites disse...

Thanks for this great post. The info I have gained from your blog is truly encouraging