terça-feira, 9 de outubro de 2012

DETALHES IMPERCPTÍVEIS NUM ESTÁDIO DE FUTEBOL

                    Bem diferente do sucinto comentário polêmico de um renomado técnico de futebol, quando disse que "o gol era apenas um detalhe de um jogo de futebol", posso garantir que há outros imperceptíveis sobre este tema, principalmente no interior de um estádio, durante uma partida de futebol. Senão vejamos: por motivos óbvios, justificáveis e coerentes, muitas pessoas, como se costuma dizer, por ossos do ofício, mesmo estando presente e envolvidas diretamente a um espetáculo desta natureza, passam sem nada perceber e muito menos sentir sentir algum emoção, alegria, empolgação, raiva ou frustração. Estou me referindo àqueles profissionais, como por exemplo, policiais, vendedores ambulantes, os quais incumbidos nas suas respectivas tarefas só ficam sabendo do resultado qiando ouvem o barulho das torcidas e os comentários mais próximos.

                  O objetivo principal de quem vai a um estádio de futebol é torcer pelo seu time do coração e passar algumas horas envolvido com empolgação com a partida, obviamente. Inapelavelmente, após a mesma, sempre há torcedores que saem tristes, chateados e frustrados com uma derrota ou empate, enquanto outros curtem uma alegria incontida pela vitória do seu time.

                    Sim, mas voltando aos excluídos por justa causa, há uma classe que chama mais atenção pelo cumprimento da sua função de maneira impecável: são os policiais que ficam postados nas laterais do gramado, de frente para a torcida. Jogo que é bom!Nada! Ficam apenas atentos ao seu dever, observando algum prenúncio de tumulto, vandalismo e outras irregularidades por mau comportamento. Quanto aos vendedores ambulantes que transitam entre os torcedores, de vez em quando, dão uma olhadinha, mas logo ficam de costas alheio ao espetáculo futebolístico.


                                                      Joboscan de Araujo

0 comentários: