sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

NÓS


            "Nós vamos se ecnontrar no shopping". A frase é mais do que comum em bocas de todas classes - incluída a média, é óbvio. Qual é o problema? "Nós" é pronome da primeira pessoa. "Se" também é pronome, da terceira pessoa. Falta uniformidade. O pronome reto "nós" exige o oblíquo "nos" ("vamos-nos encontrar", na sintaxe brasileira, ou "vamo-nos encontrar", na sintaxe rigorosamente lusitana). Em linguagem familiar, ainda seria possível usar o brasileiríssimo "a gente" - aí, sim, com o "se" ("a gente vai se encontrar")


NOVO


            O rococó nos persegue. Somos presas fáceis de suas armadilhas.  Quem é que nunca ficou tentado a meter um "novo" depois do verbo "criar"? Que tal a frase "O governo deve criar um milhão de novos empregos por ano"? Parece redonda, mas compare-a com "O governo deve criar um milhão de empregos por ano". Sentiu falta da palavra "novos"? Claro que não. O que se cria é necessáriamente novo. Criar algonovo é redundante.


OBLÍQUO


               Os pronomes pessoais que atuam basicamente como complementos verbais são chamados de  "oblíquos". Sua posição em relação ao verbo varia de acordo com a forma verbal e com o tipo de palavra que antecede o verbo. Observe as frases: "A chave não se ecnontra em poder do motorista". e "Eles se tinham encontrado à tarde" (ou "Eles se tinham ecnontrado à tarde"). No primeiro caso, a palavra negativa "não" atrai o pronome oblíquo, que deve ser colocado antes do verbo. No segundo caso, observa-se o fato de que não se coloca pronome oblíquo átono depois de particípio verbal. Não ocorrem, portanto, construções como "tinham falado-se", "tinha convidado-me" ou semelhantes.



                                                      Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                              Dicionário da Lìngua Portuguesa


                                                                              Gold Editora Ltda

0 comentários: