domingo, 7 de abril de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

PARTICÍPIO


            O particípio é uma forma nominal do verbo, já que apresenta características de verbo e de nome (adjetivo, no caso). Normalmente, aparece como verbo nas locuções verbais e nos tempos compostos: "Se ele nos tivesse avisado antes, teria conseguido resolver o problema". O particípio aparece com valor de adjetivo quando se refere a  um substantivo, devendo com ele concordar: "Mora em casa alugada". Alguns verbos (chamados "abundantes") apresentam dois particípios: um regular (terminado em "-do") e outro irregular ( (que não termina em "-do"), também chamado de particípio curto.


PARTIR


              Um leitor pergunta sobre a expressão "a partir de". Ouviu um repórter dizer "a partir dos 18 anos ele é adulto..." e achou estranho. "O certo não seria 'desde os 18 anos'?" pergunta. Realmente, o uso de "a partir" para indicar o passado causa algum desconforto. Parece que a expressão combina mais com o futuro. Mas, caro leitor, os estudiosos dão razão ao repórter, pois dão "desde" e "a partir de" cini equivalentes. Confira com os próprios olhos.


PARTO


                Outra armadilha da língua. O parto é "cesáreo" mas a operação é "cesariana". É claro que o feminino de "cesáreo" é "cesárea". "Aquele médico faz uma cesárea por dia". E é claro que o masculino de "cesariana" é "cesariano"; "Não se aconselha o parto cesariano desnecessário". Então o parto é "cesáreo" ou "cesariano".


                                        Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


                                                  Dicionário da Língua Portuguesa


                                              Gold Editora Ltda

0 comentários: