sábado, 8 de junho de 2013

APOSTASIA INVOLUNTÁRIA

                                                                    O ANO DE 1967


                              Este primeiro semestre começou bem para mim. Pois logo que cheguei, quando pensava como ia fazer para comprar material escolar e alguns apetrechos pessoais, eis que a sorte me visitou, pois encontrei uma pequena quantia de dinheiro perdido no chão logo na entrada no seminário. Guardei-a por algum tempo e como não ouvi nenhum comentário que alguém conhecido tivesse perdido algum dinheiro, então não tive dúvida, fui ao comércio e comprei logo o que precisar adquirir para iniciar este ano letivo. Além de cadernos, livros e canetas, ainda o dinheiro deu para comprar um par de sapatos e uma calça. Que maravilha! Só assim não precisava logo nos primeiros dias ir pedir dinheiro emprestado ao reitor do seminário, por sinal, atitude esta ambas as partes não gostavam.
                        
                           Antes de terminar este primeiro semestre de 1967 recebemos uma visita de um grupo de estudantes de um colégio de São Luiz -MA. O objetivo principal era fazer um trabalho de pesquisa in loco de alguma atividades escolares dos estudantes piauienses. Nesta ocasião, antes de começar o trabalho em equipe, tivemos uma participação ativa, visitando alguns colégios de Teresina e participando das pesquisas que eles estavam elaborando. Com isso, à proporção que prestávamos alguma ajuda, concomitantemente, aprendíamos também muitas coisas. Foi uma permuta cultural de grande valia.

                           Antes deles partirem, combinamos uma partida de futebol e a mesma foi realizada num clima amistoso quando o jogo terminou empatado em 1 X 1. E sendo assim, aquela visita terminou formando um vínculo de amizades entre a nossa turma e a daqueles estudantes maranhenses. Amizades esta que foi retribuída no final deste mesmo ano quando realizamos um passeio à cidade de Caxias no Maranhão, quando encontramos alguns daqueles estudantes que nos serviram de cicerones para melhor conhecermos a cidade do poeta Gonçalves Dias.


                                                   Próxima postagem: SEGUNDO SEMESTRE DE 1967

0 comentários: