sexta-feira, 5 de julho de 2013

QUANDO O ASSUNTO É TRÂNSITO!

                        Em todas as grandes cidades um assunto estampado diariamente nos diversos meios de comunicação é, sem dúvida, o famigerado trânsito, o qual quase sempre lento e caótico, deixando pedestres e motoristas estressados e nervosos, principalmente no horário de pico.
                      Todas as pessoas que trabalham passam por este calvário. Quer dirigindo o seu carro ou o da empresa em que trabalha, quer usando metrô, trem, lotação, ônibus etc. Então fica aquela situação sine qua non "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!
                      E como ninguém gosta de chegar atrasado e muito menos faltar ao serviço e outros compromissos, nestes momentos angustiosos de trânsito infernal e vagaroso ou meios de transportes superlotados, todos se submetem a passar por este sufoco diário, deixando qualquer pessoa mais cansada antes mesmo de começar a trabalhar. Isto sem falar em outros contratempos nestas horas sufocantes e de aperto, como por exemplo, roubo de carteiras, celulares, relógios etc.
                     Como o trânsito é ocasionado pelo deslocamento de todas as pessoas que precisam trabalhar, passear, atender compromissos inadiáveis, dependendo do horário, a tendência e ficar sempre cada vez mais caótico, lento, quase parando, o que serve até de deboche por parte de muitos motoristas chamando algumas avenidas ou marginais de "gigantescos estacionamentos". Pelo menos, esta é uma nítida visão que se tem quando tais locais são divulgados pelas emissoras de televisão quando usam seus helicópteros, principalmente no horário de pico, diga-se de passagem. E sendo assim, não cabe aqui nem a fatídica pergunta que não quer calar: "Aonde vamos parar?"  Ora, meu amigo, já paramos há muito tempo. É melhor, pois, mudarmos a pergunta para "Como iremos transitar normalmente ou quase?" Nem São Cristovão deve saber!!


                                                    Joboscan de Araújo

0 comentários: