quarta-feira, 31 de julho de 2013

AS COISAS SEMPRE FORAM ASSIM...

                      Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio,, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas,os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada,os outros o pegavam e o enchiam de pancadas.
                     Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mai a escada.
                    Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
                     Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
                     -"NÃO SEI, MAS AS COISAS SEMPRE FORAM ASSIM POR AQUI!".

                     "TRISTE ÉPOCA! MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO QUE UM PRECONCEITO!"    (Albert Einstein)

                       Mudando os personagens desta história para os dias atuais, num país democrático como o Brasil, quando entra ano e sai ano e o povo escolha os seus governantes, pensando que muita coisa pode mudar para melhor, logo a desilusão, a frustração se faz presente, quando os casos de corrupção continuam se proliferando, quando um presidente perde o seu cargo, deputado, senador, governado, vereador também, cada um agindo igual  àqueles macacos desta fábula, batendo naquele novato que tentar galgar mais alto, sem demonstrar capacidade e aprovação unânime e então se se tentar lhes perguntar a razão destas atitudes, a resposta poderá ser similar, ou seja:

                  -"Não sabemos, mas as coisas sempre foram assim por aqui!

                     E pelo andar da carruagem, continuarão desta maneira, por muitos e muitos séculos, infelizmente!


                                           Joboscan de Araújo

0 comentários: