sábado, 19 de outubro de 2013

MENTIRRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

"DORMINDO IGUAL A UM ANJO"

                                Mesmo não sendo nenhum estudioso de angelologia ou não acreditando na existência deste ser invisível - anjo - há sempre alguém que tem por hábito, de vez em quando, usar esta conhecida expressão: "fulano dormiu/está dormindo igual a um anjo!".  Que beleza! Que candura! Que comparação bonita!
                              Mas a pergunta que fica no ar para esta mentira inofensiva é a seguinte: Anjo dorme? Então, como ele pode zelar, proteger uma pessoa 24 horas? Portanto, tal afirmação, além de um contrassenso também traz nas entrelinhas uma mentira inofensiva, simultaneamente.
                             Não resta dúvida que o sentido desta frase significa que uma criança, uma pessoa dormiu ou está dormindo tranquilamente e trata-se, portanto, de uma figura de linguagem da nossa língua portuguesa. O importante é saber usá-la no momento e termos certos.
                             E tem outro detalhe: quando se usa a palavra anjo também pouco interessa em saber se este ser tem sexo, ou seja, é masculino ou feminino. Mas, pensando bem, isto não vem ao caso. O imprescindível mesmo é se sentir digno e então protegido por este ser universal e invisível e se a nossa fé nos permite, podemos muito bem acreditar que Deus nos concede um ANJO DA GUARDA para nos proteger nos momentos de agruras, vicissitudes, angústias que possam surgir na nossa vida.


                                                      Joboscan de Araújo

0 comentários: