sábado, 5 de outubro de 2013

VOCÊ CONHECE A LENDA DO PANETONE?

                            Quem resiste a um delicioso Panetone? Assim como o peru, castanhas, frutas secas e outros alimentos típicos que compõem a ceia de Natal, esta iguaria tradicionalmente não falta à mesa do brasileiro.
                           Conta a lenda que seu aparecimento se deu ao acaso. Por volta do século XVIII, em Milão, Uguetto, um jovem apaixonado por uma moça chamada Adalgisa, para conquistar a simpatia do pai dela - o padeiro Tone - foi trabalhar com ele. Foram tempos difíceis, até chegar o Natal, já que a freguesia desaparecera, atraída pelos doces de um concorrente.
                           esperto, Uguetto teve a ideia de fazer um bolo incrementado. Preparou uma massa leve e macia, com ovos, manteiga, leite, açúcar, fermento e farinha de trigo. Por fim, acrescentou uvas passas e frutas cristalizadas. O resultado foi um doce tão perfumado e gostoso, que trouxe de volta toda a freguesia de Tone. E logo ficou conhecido como o pão do Tone, daí PANETONE. Nunca mais o Panetone deixou de ser feito no Natal. Uguetto conquistou a simpatia de Tone e o amor de Adalgisa para sempre.

                            Não se esqueça que este texto trata-se de uma lenda.

                                             Seleção de Vilma Zammataro

                                                                    Campinas - São Paulo

0 comentários: