domingo, 3 de novembro de 2013

APOSTASIA INVOLUNTÁRIA

                                                            ANO DE 1969


                         Como já estávamos cônscios de que o seminário de Teresina iria funcionar este ano em regime de semi-internato viajamos já preparados, psicologicamente. Sabíamos que estudaríamos nos colégios da capital. A nossa rotina estudantil seria conviver com jovens, rapazes e moças com ideais diferentes do nosso. E foi justamente sobre este tema que o nosso novo reitor, Padre Silvério Bento Lopes nos falou logo na primeira reunião:
                       -"Sabemos, conforme o Santo Evangelho, que numa passagem da vida pública de Jesus, com muita precisão ele procurou ensinar como se comportar num ambiente diferente do habitual, dizendo assim: "É fácil conviver com os bons, o difícil sim é permanecer no meio dos maus, sem se macular, contaminar. É verdade que todo o ser humano está sujeito a erros, mas podendo evitá-los é sempre bom."
Com isso não quero insinuar que somos os bons, os melhores ou que somos o trigo e os outros jovens, rapazes e moças são o joio. Pois lá fora também há muitos jovens dotados de bom caráter, boa educação. Portanto, devemos conversar, dialogar com todos eles, indistintamente, mas sem envolvimento emocional. Fique atentos, inicialmente, que provocações, insinuações, pegadinhas sempre vão existir. Até o nosso Salvador foi testado, provocado pelos fariseus e também pelo diabo. Como sabemos, ele sempre se saía bem das perguntas capciosas. Afinal, a tática para não arrumar inimizade é não se importar com algumas brincadeira de mau gosto que certamente irão surgir. Procurem relevar e não encarar tudo com seriedade ou ao pé da letra. Como já falei, muitos dos seus futuros colegas tentarão testar a paciência e a personalidade de cada um de vocês.
                          Quando as aulas começaram, logo nos primeiros intervalos, pelo menos da minha parte, constatei que o nosso reitor estava coberto de razão quanto as suas ponderações e advertências. Com o passar do tempo, segundo ele mesmo nos advertiu, já estávamos bem acostumados e ambientados com os nossos colegas

                                                      Joboscan de Araújo

                                       Próxima postagem: NOVA ROTINA NO SEMINÁRIO

0 comentários: