sábado, 9 de novembro de 2013

CONFESSO QUE LI (mas não gostei)

Livro: O SORRISO DO LAGARTO
Autor: JOÃO UBALDO RIBEIRO

Livro: GRANDE SERTÃO-VEREDAS
Autor: JOÃO GUIMARÃES ROSA

Livro: CONVERSA NA CATEDRAL
Autor: MÁRIO VARGAS LLOSA

                                            Assim como há algumas pessoas que não sabemos o motivo pelo qual as detestamos, por acharmos que são antipáticas, misteriosas, volúveis, falsas etc, com ideias enfadonhas, enfim, que são mesmo chatas, na minha modesta e parca opinião acho que o mesmo fato pode acontecer com relação a alguns livros, principalmente, romances, tanto de autores nacionais como também estrangeiros. Veja os livros citados que quando tentei ler, por achá-los tão enigmáticos, enfadonhos, chatos, eu passava a contar quantas páginas faltavam para o seu epílogo. 
                                        Considero-me um bibliófilo inveterado há mais de 50 anos e das centenas de livros que já li, mais recentemente, os que não gostei nem um pouco foram estes três: o sorriso do lagarto, grande sertão-veredas e conversa na catedral. Tentei várias vezes encontrar o fio da história e sempre me confundia com os incontáveis personagens, com suas histórias embaralhadas, confusas, incompletas. 
                                       Sinceramente, dou um doce e os parabéns para a pessoa que conseguir ler estes calhamaços e depois confessar com toda a sinceridade que gostou da leitura dos mesmos e por quê? Com isso, quem sou eu para denegrir a capacidade, a imagem dos seus respectivos autores que são considerados renomados no meio literário! Eles podem sim ter escrito outros livros mais amenos e de conteúdo mais agradável e de fácil compreensão. Mas estes que citei, sinto muito, estão delatados da minha lista de favoritos. Mas, quem sabe, como não se pode dizer "desta água não beberei", no futuro,  para testar mais uma vez a minha paciência e resignação eu tente recomeçar a leitura de um deles! Tenho certeza que, se eu conseguir esta façanha, o céu estará garantido como prêmio.
                                    Alguém quer tentar ler algum deles? Aproveito o ensejo para propor uma permuta literária, ou seja, quem quiser trocar estes três livros por um da trilogia do LAURENTINO GOMES, ou seja, um dos dois que me faltam: 1889 ou 1822, contate-me através do Email joboscan50@yahoo.com.br.

 Pois o 1808 eu já tenho. Por sinal, já li e gostei. .

0 comentários: