sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

PUXAR


                 A ´palavra inglesa "push" parece ser da mesma família do nosso verbo "puxar". Parece, nas não é. "Push" significa "empurrar", "pressionar". Num shopping center da Jundiaí (SP), colocaram uma saboneteira nova no banheiro usado pelos clientes. Muitas pessoas puxavam a lingueta da saboneteira e nada de sabão! Até que um mais afoito deu uma puxada mais forte e..Você já imagina o que ocorreu.Num país chamado Brasil, cuja língua oficial é o português, não faz o menor sentido colocar num banheiro público uma saboneteira cuja instrução vem escrita em inglês. Isso é um absurdo!


QUALQUER


                     Certa vez, num dos nossos jornais, foi publicada a seguinte frase: "O dia de Nossa Senhora dos Navegantes foi comemorado em todo país", O que se entende nesta informação? Que a data foi comemorada em todos os países, ou seja, no planeta inteiro. Quando não é seguido de artigo, o pronome "todo"  equivale a "qualquer". Se o que se quer dizer é que o dia foi comemorado em todos os cantos do país, no país inteiro, deve-se dizer que foi comemorado "em todo o país". Seguido de artigo, o pronome "todo" significa "inteiro"


QUANTO


                       "Quanto às" ou "quanto as"? Uma leitora quis saber se o acento indicador de crase foi bem empregado neste trecho "...e que o novo século seja tão produtivo quanto às nossas ações". Não foi não. Nessa estrutura comparativa, o "as" é apenas artigo, o que se comprova com a troca do termo feminino "ações" por um masculino, como "projetos: "...tão produtivo quanto nossos projetos". Deve ter ocorrido confusão com a expressão "quanto a", que significa "no que diz respeito a" (Quanto às nossas ações..."/ "Quanto aos nossos projetos"...)


                                      Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                        Dicionário da Língua Portuguesa

                                                       Gold Editora Ltda

0 comentários: