sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

QUE

            "Com que" ou "com quem"? O pronome "que" ´pode referir-se a pessoas ("As moças que me atenderam"; "As professoras de que mais gosto") ou a coisas ("Os livros que comprei"; "Os pratos em que comi"), portanto não há erro nenhum na frase "O corretor com que fiz o seguro". A forma ""corretor com quem fiz o seguro" também é indiscutivelmente correta, já que é mais do que legítimo ouso do pronome "quem" em relação a pessoas. Vale lembrar que haveria ainda uma terceira possibilidade: "O corretor com o qual fiz o seguro"


QUERER

            Uma loja de uma grande rede estampava o cartaz: "Leve o que quizer e pague como puder". É melhor não levar nada. O verbo "querer" simplesmente não apresenta a letra "z" em nenhuma de suas formas. Esqueça o "z" quando conjugar esse verbo: "quis", "quiseram", quisesse", "quiser", "quisemos", "quisessem", "quiserem", "quisemos". E cuidado quando usar o nome de Deus. Escreva "Se Deus quiser", com "s". Com "z" Deus não quer.


QUILO


            "Pelo amor de Deus, professor! Pelas minhas pesquisas recentes, TODOS (!) os jovens acreditam piamente que "quilo" se escreve com "K". A profusão de restaurantes que anunciam "a kilo" deve estar causando esse desconhecimento geral". O desabafo é de um leitor. Este protesto me lembra o que me relataram recentemente. Interessada nos conhecimentos ortográficos de seu interlocutor, uma pessoa perguntou a um rapaz como ele escreveria "comida por quilo" em um restaurante. Depois de pensar muito, o mancebo disparou: "Self-service"! Caso clássico de ruído na comunicação. Que fique claro: "kg" é o símbolo de "quilo", assim como "km" é de quilômetro.


                                             Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                                Dicionário da Língua Portuguesa

                                                                 Gold Editora Ltda

0 comentários: