domingo, 9 de fevereiro de 2014

APOSTASIA INVOLUNTÁRIA

                                                                   CONCURSO LITERÁRIO


                           No final de agosto de 1969 a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí lançou um CONCURSO LITERÁRIO, cujo tema era A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA. A premiação para os cinco primeiros colocados era em dinheiro. Vários alunos dos colégio de Teresina se inscreveram, inclusive o nosso. Apesar deste ano, exclusivamente, estivéssemos estudando em colégios da cidade, éramos conhecidos como seminaristas e o nosso destinatário era o seminário. Sendo assim, ao participarmos deste concurso, a nossa referência era, portanto este educandário religioso.
                         Alguns seminaristas tomaram a iniciativa de participar deste desafio literário. Inclusive eu. E assumi este compromisso sozinho. Os outros estavam fazendo o trabalho em dupla. Com muita determinação e esforço, em quase um mês consegui colocar um ponto final naquele trabalho e o entreguei no local designado. Os comentários pessimistas sobre o futuro ganhador eram os mais esquisitos possíveis. Parecia até que ninguém ali estava entusiasmado com o seu respectivo trabalho. Particularmente, tinha a certeza que procurei elaborá-lo da melhor maneira possível, com muito capricho, diga-se de passagem, modéstia à parte.
                       No dia do anúncio do resultado do concurso, ficamos reunidos próximos do único rádio à nossa disposição. Quando foi anunciado o quinto lugar, o primeiro comentário já se ouviu logo:
                      -"Tá vendo, nem um quinto lugar ninguém daqui consegue ganhar, já imaginou os primeiros?"
                      E assim sucessivamente. Sempre que o locutor anunciava o nome do aluno e do colégio, o murmúrio era uníssono: "Já era, não estamos com esta bola toda não!"
                      Finalmente, quando o locutor fez suspense e anunciou:
                      - Agora, senhoras e senhores, o ganhado deste Concurso Literário é aluno do Seminário Sagrado Coração de Jesus! O seu nome é: Leonam de Araújo!
                      Só mesmo quem estava naquele local para ver a cara de espanto daqueles seminaristas. Quando perceberam a minha presença ali, não sei se por inveja ou dor de cotovelo, quase ninguém vibrou e antes de ouvir qualquer comentário falso de bajulação, retirei-me, disfarçadamente daquele local e fui à capela agradecer a Deus por esta conquista, por esta vitória.
                       Vale ressaltar que o prêmio do primeiro lugar foi no valor de C$70.000,00 (Setenta mil cruzeiros). Para mim, este dinheiro foi o suficiente para pagar algumas dívidas e ainda sobrou para comprar alguns livros e roupas.

0 comentários: