quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

REAL


          Uma leitora quis saber se é correto dizer "Trinta reais é muito". "O verbo não deve concordar com o número de reais?", perguntou. Bom, a frase é correta. Quando acompanhado das palavras "muito" e "pouco" em casos em que se estabelece julgamento sobre determinada quantidade de dinheiro, de horas, de dias, de meses ou do que quer que seja, o verbo "ser" não é conjugado no plural: "Trinta dias é muito". "Duas hora é pouco"; "Vinte anos foi muito", "Dois milhões de reais é pouco para terminar a obra"; "Dois litros de leite é pouco para tanta gente"; "Mil dólares é muito dinheiro".



REAVER


          Você viu como é o pretérito perfeito de "reaver"? Não confunda "reaver" com "rever". "Reaver" significa recuperar, recobrar" e, em sua forma mais primitiva, "haver de novo". "Rever", por sua vez, significa "tornar a ver". "Reaver", além de defectivo, é irregular. Cabe aqui uma explicação:  um dos significados de "haver", hoje em desuso, é "possuir, ter". Ninguém diz "Quero haver uma casa melhor". E por que a referência a esse sentido quase arcaico do verbo haver? Porque isso explica a conjugação do pretérito perfeito de "reaver". Como o pretérito perfeito de "haver" é "eu houve, tu houveste, ele houve, nós houvemos, vós houvestes, eles houveram", para conjugar o verbo "reaver" nesse tempo basta acrescentar o prefixo "re- (que significa "de novo") e - é claro- eliminar o "h".


RECEAR


         Ouço um cronista esportivo dizer que Ronaldinho, contundido, "está receioso, tem medo de dividir bola". É compreensível a confusão. A palavra primitiva  é "receio", com "i" no meio. Isso faz muita gente julgar que todas as palavras dessa família devem manter esse "i". Tome cuidado! O substantivo é "receio", mas no adjetivo e em algumas formas do verbo o "i" some (receamos, receais). O ajetivo é "receoso", "receosa".

                                            Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                      Dicionário da Língua Portuguesa

                                                   Gold Editora Ltda

                                       

0 comentários: