segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O SUSTO DO VENDEDOR DE QUEBRA-QUEIXO

Quem foi que disse que as maiores vítimas dos cachorros são os carteiros ou entregadores de gás? Sem dúvida, eles têm vários e tristes casos para contar dos inúmeros ataques desses animais, infelizmente. Só que nestes casos, estes profissionais, devido a sua rotina, aos poucos vão conhecendo os pontos críticos, ou melhor, os locais onde as ameaças caninas são mais corriqueiras. Portanto, tomam algumas precauções e muitas vezes saem ilesos no final do expediente e muito menos tomam sustos à toa.
Porém, com aquele senhor que vende quebra-queixo pelas ruas tranqüilas da periferia onde mora, foi diferente. Apesar do mesmo já ter sido atacado por algum cachorro, jamais esperava o susto que levou certo dia numa rua bem movimentada. Afinal, ele a estava atravessando, gritando como sempre o seu bordão: “OLHA O QUEBRA-QUEIXO!” quando dois cachorros que estavam aleatoriamente no local avançaram em sua direção, tentando atacá-lo. Agindo por instinto, aquele senhor apenas tentou afugentar os animais com gestos bruscos. Mas, vendo que nada adiantava e sentindo-se realmente ameaçado, não teve outra alternativa. Imediatamente, tirou uma faca que ocultava na sua cintura e partiu para cima dos cães que recuaram, por sua vez, assustados e receosos. Não chegou a ferir nenhum deles, mas por pouco.
Foi, sem dúvida, uma cena inusitada e apesar da dramaticidade, chegou a ser um pouco engraçada, principalmente para quem estava só assistindo nas proximidades. Engraçada, sim, só se for para ratificar o adágio popular que diz: “PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO!”.


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: