segunda-feira, 13 de julho de 2009

GLOSSÁRIO ECONÔMICO

- BOVESPA FIX – É o sistema de negociação de Títulos de renda fixa da BOVESPA. Os papéis de renda fixa, como as debêntures, podem ser comprados e vendidos nesse segmento.


-NTN-B – A NTN-B (Nota do Tesouro Nacional, série B) é um título público federal. Esse papel é corrigido pela variação do IPCA.

AÇÃO – A ção representa a menor parcela em que se divide o capital de uma companhia. É negociada no mercado financeiro organizado.

ANBID – Associação Nacional dos Bancos de Investimento. Representa as Instituições finaneiras que operam no mercado de capitais.

MERCADO A TERMO – Se refere a operações realizadas com ativos, títulos e valores mobiliários que são liquidadas appos um tempo predeterminado, normalmente de 30, 60 ou 90 dias.

AÇÕES de 2ª LINHA – Os papéis de segunda linha costumam trazer dificuldades maiores para serem negociados e não participam dos principais índices de ações da Bolsa de Valores.

CLUBE DE INVESTIMENTO – Formado por um grupo de pessoas físicas, o Clube de Investimento tem por objetivo juntar recursos de seus participantes para aplicar no mercado acionário.

CÂMBIO – O CÂMBIO engloba operações financeiras de troca, compra ou venda de valores em moedas de diferentes países. Exprime a relação de troca entre dois ou mais países.

AGENTE DE CUSTÓDIA – é uma instituição, como corretoras de valores e bancos, responsável pela administração das contas de custódia sua e de seus clientes junto ao serviço de custódia oficial.

CBLC – É por meio da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) que se realizam as atividades de compensação e liquidação)

FED – O FED, ou Federal Reserve, é o Banco Central dos Estados Unidos. Criado em 1913, o FED se subdivide em 12 Bancos regionais. A instituição cuida do funcionamentno do sistema nacional de pagamentos e da distribuição de moeda.


(Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO)

0 comentários: