sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ANIMAIS, AVES E RÉPTEIS INVADEM A LÍNGUA PORTUGUESA – XVIII

Procurar chifre na cabeça de CAVALO

Significa procurar e apontar defeitos, problemas onde não existem. Acusar alguma coisa sem ter certeza absoluta. Fazer considerações infundadas, sem lógicas. Enfim, falar à-toa, sem realmente saber do que está se tratando. Nestes casos, a melhor atitude é permanecer calado, ou seja, em silêncio. Ganha-se muito mais.


Em boca fecha não entra MOSQUITO (MOSCA)


Falar por falar é um ato vulgar que só termina passando por beócio, bobo quem assim o faz. Quem fecha a boa, além de não comer qualquer coisa, evita também, por outro lado, falar besteira. Portanto, é um provérbio popular que pode ter duplo sentido. Basta saber usá-lo para não passar algum vexame que poderia ser evitado.


MACACO velho não mete a mão em cumbuca!



Adágio que sintetiza a experiência de uma pessoa. Seja ela quem for. Pois, alguém experiente não cai em esparrela facilmente. Agora só para explicar para quem não sabe o que é cumbuca: segundo o dicionário é um vaso feito de cabaça, na parte superior daqual se faz uma abertura circular pequena, destinada, principalmente a conter água ou outro líquido da preferência do seu usuário.


Mandar pentear MACACO


Essa expressão significa o mesmo que mandar alguém às favas, ou seja, procurar coisa mais útil para fazer. Por exemplo, quando uma pessoa está importunando, sendo chata, inconveniente, costuma-se muito usar esse dito popular com muita convicção. E qualquer um entende, muito embora não goste quando acontece com a sua pessoa.


Hora da ONÇA beber água


Costuma-se usar essa expressão popular para significar que chegou o momento oportuno, certo de alguém provar algo. É como se quisesse dizer que é chegada a hora de se tirar a prova dos nove ou colocar os pontos nos “is”.

Ser amigo da ONÇA!


Simplesmente é o mesmo que um falso amigo. Pessoa em quem não se pode confiar. É aquela pessoa que na hora do perigo e necessidade costuma sempre deixar a outra na mão, sozinha, precisando de ajuda. Em síntese, amgio da ONÇA é a pessoa que acredita mais em terceiros ou numa causa impossível do que na pessoa que lhe fala ou também num fato verídico!.

João Bosco de Andrade Araújo

www.joboscan.net

0 comentários: