sábado, 5 de setembro de 2009

TRABALHO NOTURNO - III -

CAPÍTULO 2


A L I M E N T A Ç Ã O



Esse um fator preponderante, imprescindível para todo o ser humano. Não importa a idade, sexo, função, profissão que exerça e o horário que trabalha. E nessa hora que prevalece o adágio popular que entra em jogo: “saco vazio não fica em pé”. Portanto, seja qual for o horário que a pessoa trabalha, o tema ALIMENTAÇÃO é de suma importância. Se se descuida dela, mais cedo ou mais tarde, arrepender-se-á, sem dúvida. Aliás, mesmo que esteja desempregado. Pois neste caso, a pessoa para de registrar o cartão, marcar o ponto da presença ao trabalho, mas o estômago continua funcionando normalmente. Portanto, se não cuidar bem dele terminará sendo vítima de alguma doença qualquer, como por exemplo, anemia, o que desestrutura qualquer familia, mais cedo ou mais tarde.


1) HORÁRIO PARA SE ALIMENTAR


Como o assunto é trabalho noturno, abordarei um ítem importantíssimo para quem feliz ou infelizmente está trabalhando nesse famigerado horário. Como tudo na vida, a boa disciplina é sempre fundamental no que diz respeito à rotina alimentar e, principalmente, a qualidade da refeição. Ou seja, sabe-se muito bem que quantidade não é tão importante quanto a qualidade. O intervalo de uma para outra é sempre bom ser respeitado - alerta sempre o (a) nutricionista.

Para o funcionário que trabalha numa empresa que mantém um restaurante funcionando 24 horas, terá uma ótima oportunidade de se alimentar num horário pré-estabelecido e usufruir da melhor maneira possível das iguarias sem exagerar, quer na quantidade quanto na escassez das mesmas. Sempre é bom e correto usar o meio termo, o bom senso.

Há empresas que, devido o número reduzido de funcionários não dispõem de um restaurante assim, mas só o loca com aquecedor de marmitas ou marmitex, com as respectivas mesas. Nesse caso, pelo menos a pessoa pode não se servir de uma refeição bem quente e preparada recentemente, em compensação, principalmente, se for marmita, comida caseira, ela degustará sem receio nenhum, pois foi prepara com carinho pela esposa ou mãe. Como se costuma até dizer nestes casos, a pessoa pode comer de olhos fechados....


2) O FAMIGERADO LANCHE!


O inimigo número um do estômago de qualquer ser humano é, sem dúvida, o lanche, seja ele de que tipo for. Mas isso quando o seu consumo for excessivo, diga-se de passagem, o que poderá acarretar um sério problema estomacal num futuro próximo. Se se o consome esporadicamente até que é aceitável e deleitável. Milhões de pessoas optam por uma refeição assim rápida no dia a dia por extrema necessidade. Porém se uma pessoa consome só lanche diariamente, mais cedo ou mais tarde, pode ser que o seu estômaga venha a sofrer alguma conseqüencia desagradável. Parece um tanto trágico, mas costuma-se comparar o hábito exagerado do sonsumo do lanche ao tabagismo, o qual pode causar algum prazer, mas vai destruindo lentamente a vítima de uma forma silenciosa. Os mais pessimistas chegam a mencionar as palavras gastrite, úlcera do estômago. Mas isto é algo muito relativo. Varia muito de uma pessoa para outra. Pois tudo é uma questão de dosagem , de saber controlar suas atitutdes à mesa e “assaltos” à geladeira. Caso contrário, poderá marcar uma consulta ao endocrinologista ou uma visita à farmácia.

Infelizmente os exemplos se proliferam assustadoramente. Contudo, não estou querendo de maneira alguma assustar a ninguém com hipótese infundada.Só que esse tipo de problema relacionado à refeição não se restringe simplesmente a quem trabalha no horário noturno. E sim, atinge qualquer pessoa em todo o tipo de atividade e até mesmo a desempregada. Principlamente nesse último caso, pois além da inatividade, do ócio, o desempregado também acumula preocupação e esta desgasta tanto quanto a vida agitada, gerando estresse.

Como muito bem escreveu um renomado filósofo, “A virtude está no meio”. Isto é, para tudo na vida há o meio termo, a dosagem, a prudência, o limite, etc. Por exemplo, quando o assunto é alimentação e a tendência de uma pessoa é beliscar aqui e ali, das duas uma, ou termina se empanturrando de guloseimas desprovidas de proteínas, vitaminas, cálcio, ferro e “engana” o seu estômago ou procura se alimentar corretamente e dentro dos horários adequados e terá uma vida saudável. A opção é de cada um . Afinal, a causa dos maiores distúrbios psicológicos, físicos está relacionada ao excesso ou carência de tudo que se prontificar fazer. Então todo o cuidado é pouco. E para finalizar esse item mais um adágio popular: “Cautela e canja de galinha nunca fez mal a ninguém.
João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: