quinta-feira, 5 de maio de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ALVENARIA


"Alvenaria" é apenas mais uma das tantas palavras árabes de nossa língua. "Alvenaria" vem de "alvener", que significa "aquele que constrói", "pedreiro". Os estudiosos registram uma lista bem grande de sinônimos de "alvener": "albanel", "alvanéu". "alvanil", "alvanir", "alveneiro" etc.


AMBOS


A palavra "ambos" é da mesma família das palavras "ambivalente", "ambidestro", "ambívio" (encruzilhada), "ambígeno" (proveniente de duas espécies diversas) etc.


AMERICANO


O continente americano deve seu nome ao nevegador italiano Américo Vespúcio, que confirmou que Cristóvão Colombo tinha chegado não às Índias, mas a um novo continente. É americano, portanto, que é de qualquer das três Américas, que, na verdade, são uma só. Na prática, porém, quando se diz que determinada pessoa é americana, raramento se pensa que ela é de qualquer ponto do continente americano, o que nos vem à mente é quase sempre a relação americano/Estados Unidos da América.


ANÃO


A palavra "anão" admite dois plurais: "anãos" e "anões". Outra palavra de plural duplo é "corrimão", que resulta de "correr+mão". "Corrimãos e "corrimões".


ANESTESIA


"Tem cheiro a luz, a manhã nasce.../ Oh sonora audição colorida do aroma!" Lembra-se desses famosos versos? São do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. Neles, encontra-se a figura de "sinestesia", que nada mais é do que o cruzamento de sensações. Esses versos põem "em funcionamento" três de nossos cincos sentidos: o olfato ("cheiro" e "aroma"), a visão ("luz", "colorida") e a audição (sonora audição"). É um clássico exemplo de texto sinestésico. Sinestésico? Mas o comentário é sobre anestesia, e não sobre sinestesia! Ou será que a sinestesia tem alguma relação com a anestesia? Tem, sim, e como tem! Ambas, vêm da mesma raiz grega ("-estesia", que significa "sensação", "percepção"). Se a sinestesia é o conjunto de sensações (o elemento grego "sin-". p ,es,p de "sinfonia". "sincronia", significa "juntamente", "ao mesmo tempo", a "anestesia é a ausência delas (o elemento grego "an-" indica "negação", "privação"). Tomamos anestesia para nos livrar das sensações ruins.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portugesa - Gold Editora Ltda

0 comentários: