segunda-feira, 30 de maio de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ATENTAR


O adjetivo "atentatório" é da família de "atentar", verbo que, entre outros significados, possui o de "perpetrar atentado". Em "atentatório" está presente o sufixo "-(t)ório", acrescentado à forma verbal "atentar". Vale lembrar que o adjetivo "atentatório" pode reger também as preposiçoes "a" e "contra", ou seja, pode-se dizer "Um gesto atentatório dos direitos humanos", ou "Um gesto atentatório contra os direitos humanos". A terminação "-(t)ório" aparece, com o mesmo valor, em várias palavras, como "porbatório" e "comprobatório".


ATERRAR


Como o que sobe desce, qual é o verbo que se usa para dizer que o avião..? Sim, aquele que começa com "aterri..."? Não é um; são três: "aterrissar", "aterrar" e "aterrizar". Pode-se dizer que o avião "aterrissou, "aterrou" ou "aterrizou". Não foi por acaso que, em seu inesquecível "Sampa do Avião" (maravilha das maravilhas!), mestre Tom Jobim empregou "aterrar" ("E vamos nós aterrar"). Também são três os substantivos: "aterrissagem", "aterragem" e "aterrizagem".


ATO DE


Uma das grandes dificuldades ortográficas da língua são as terminações "-ção", "-são" e "-ssão" de certos substantivos que designam o "ato de". No caso de "apreensão", que significa "ato de apreender", emprega-se a letra "s". É bom guardar alguns dos casos em que se emprega "s" no substantivo: "compreender/compreensão, suspender/suspensão etc. Lembre-se de que é preciso manter o "s" em todos os membros de cada uma das famílias dessas palavras: apreensivo, compreensivo, suspensivo etc.


AUMENTATIVO


Os graus aumentativo e diminutivo dos substantivo podem ser formados por dois processos: o sintético, pelo qual se acrescentam sufixos aumentativos ou diminutivos à forma normal do substantivo ("ratão, "ratinho"), e o analítico, pelo qual a forma normal do substantivo é modificada por adjetivos que indicam aumento ou diminuição de proporções ("rato grande", "rato pequeno"). No uso efetivo da língua, as formas sintéticas podem ter valor afetivo ou intensificador, atenuadores etc. É o que ocorre, por exemplo, com "minha mãezinha" " meu paizinho", "meu amigão", "um mulheraço", "comprar um carrinho" etc.


Dicionário da Língua Portuguesa

Editora Gold Ltda


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

0 comentários: