terça-feira, 24 de maio de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ARREPENDER


Verbos pronominais são aqueles conjugados com pronomes átonos da mesma pessoa gramatical do sujeito. Em "Não me arrependo", por exemplo, o sujeito ("eu", implícito) e o pronome "me" são da primeira pessoa do singular. Verbos como "queixar-se", "arrepender-se" e "suicidar-se" são chamados de "essencialmente pronominais", porque se empregam sempre com pronomes oblíquos.


ARTESÃO


Qual o plural de "artesão"? A resposta depende do sentido desse termo. Quando se refere ao indivíduo que tem por ofíciio as artes que dependem de habilidade manual, seu plural é "artesãos". O problema é que a palavra "artesão" também se usa em arquitetura, com o sentido de "adorno que se coloca entre molduras em abóbadas e tetos". Neste caso, o plural é "artesões". Disso se conclui que é perfeitamente possível uma frase como esta:"Os artesões daquela igreja foram produzidos por famosos artesãos".


ASCENSORISTA


Nos edifícios comerciais costuma haver um ascensorista, funcionário encarregado de operar o "ascensor". "Ascensor"? Não será "elevador"? Pois é, veja como são interessantes os fatos da língua: chamamos de "ascensorista" o indivíduo que opera o elevador. Bem, é bom saber que "ascender" é sinônimo de "elevar", "subir". Também é bom saber que, se "ascensorista" se escreve com "sc" e "s", a palavra "ascensão", que nada mais é do que o ato de "ascender", também se escreve com "sc" e "s". Não existe "ascenção".



ASSISTIR


O verbo "assistir" tem vários significados. Quando é sinônimo de "presenciar, ver", tradicionalmente rege a preposição "a". Não assisti à novela". Não assisti ao jogo". Os dicionários de regência registram, no entanto, que no português do Brasil é cada vez mais comum o emprego desse sentido de "assistir" sem a preposição "a". ("Não assisti a novela", "Não assiti o jogo") Em linguagem culta formal, no entanto, convém manter a preposição "a". Como o sentido de "dar assistência, ajudar", o verbo pode ser usado com a preposição "a" ou sem ela: "O médico assite o/ao doente".


ASTRO


Sabemos todos que a palavra "astronauta" resulta de "astro"+"nauta" (="navegador"). O Astronauta navega pelos astros. O que significa "astro"? Serão astros apenas os corpos celestes que têm luz própria? Não é bem assim. Os estudiosos dizem que a palavra "astro" (de origem grega) se refere a qualquer corpo celeste, com ou sem luz própria. Moral da história: a lua, que não tem luz própria, é um astro, sim.


Dicionário da Língua Portuguesa

Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


Gold Editora Ltda

0 comentários: