terça-feira, 14 de junho de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

AVESTRUZ

Como se faz o plural de "avestruz"? Do mesmo modo que se faz o plural de qualquer palavra terminada em "z", como "luz", "raiz", "gravidez", "juiz": basta acrescentar "es". Vamos ao resultado: "luzes", "raizes", "juizes", "gravidezes". Sim, "gravidezes": Suas duas gravidezes foram muito tranquilas". O plural de "avestruz", portanto, só pode ser "avestruzes". E o gênero de "avestruz"? Essa palavra é masculina ou feminina? Tanto faz. Os dicionários registram as duas formas: "o avestruz" ou "a avestruz". É óbvio que no plural vale o mesmo raciocínio: "os avestruzes" ou "as avestruzes".


AVISAR

Qual é a forma correta: "Avise o cliente do recorde na safra" ou "avise ao cliente o recorde na safra? As duas. Os dicionários de regência dizem que a construção "avisar alguém de alguma coisa" é a originária, mas ressaltam que a forma "avisar alguma coisa a alguém" encontra largo registro. O que não se recomenda é algo como "avisar a alguém de alguma coisa" ("Avise aos clientes dos problemas com o elevador"), em que o verbro apresenta dois complementos introduzidos por preposição. Pode-se dizer "Avise os clientes dos problemas", de acordo com a sintaxe originária, ou "avise aos clientes os problemas".


AVÔ


Neto, bisneto, avô, bisavô, qual é a sequência disso? Na linguagem popular, depois do bisavô, vem o tataravô. Em vários dicionários, no entanto, "tataravô" aparece como variante de "tetravô", pai do trisavô ou da trisavó. Então a sequência seria "avô, bisavô, trisavô ou tresavô, "tetravô" ou "tataravô. E "neto", "bisneto", "trineto" (sem "s", tetraneto ou tataraneto".


BAIANO


Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra "h" de uma série de plavras. Por se trtar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o "h"no nome da maravilhosa "Bahia". O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nsce na Bahia, portanto, é "baiano", sem "h". Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é "corintiano", sem "h".


BAIXAR

Uma rede de lanchones resolveu abaixar o preço de seu hambúrgueres. Outra rede - de móveis e eletrodomésticos - disse que baixou o preço de suas mercadorias. E disse surgiu a dúvida: "baixar" ou "abaixar" os preços? Tanto faz. Quem quiser pode muito bem "baixar" ou "abaixar" os preços.


Dicionário da Língua Portuguesa

Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Editor Gold Ltda

0 comentários: