terça-feira, 28 de junho de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

BEM

Um leitor perguntou sobre o emprego de "mais bem" com verbos no particípio. Os exemplos citados pelo leitor são "mais bem informados", "mais bem preparados", e "mais bem colocados".Pois bem, essa discussão é antiga.Quando o particípio tem duas sílabas, parece que não há polêmica: é raro o emprego de "melhor". Não se diz, por exemplo, que determinado jogador é o "melhor pago", nem que o dinheiro precisa ser "melhor gasto". Nesses casos, parece ponto pacífico o emprego de "mais bem" "("mais bem pago", "mais bem gasto")


BENEFICENTE


Uma das maneiras de ser solidário é promover atividades benefic...E agora: "beneficentes" ou "beneficientes"? Eis aí um caso perigoso. Como logo associamos essa palavra a "benefício", somo tentados a empregar "beneficiente/s". A forma correta é "beneficente/s". Nesse adjetivo, temos a terminação latina "-ente", presente em tantas de nossas palavras: "maledicente", "confidente", "deliquente", "conivente" etc. É bom lembrar que quem se dedica a atividades beneficentes pratica a "beneficência" (e não a "beneficiência").


BIBLIOTECA


O "bibliotecário", obviamente, trabalha numa "biblioteca", palavra em que entra o elemento grego "teca", que significa "caixa", "depósito". "estojo". "local de guarda de coleções" etc. A biblioteca, portanto, é o lugar em que se guardam livros ("biblion". e, grego). "Discoteca" é o lugar em que se guardam discos, "enoteca", em que se guardam vinhos, e assim por diante.


BIMENSAL


"Bimensal" ou "bimestral"? Muita gente acha que essas duas plavras são equivalentes. Apesar de parecidas, têm significado diferente. O elemento comum é o prefixo "bi", que significa "dois". "Bimensal" é o que ocorre duas vezes por mês. Equivale a quinzenal. Uma revista "bimensal", por exemplo, sai duas vezes por mês. Já "bimestral" é o que ocorre uma vez por bimestre, ou seja, uma vez a cada dois meses.


BIODIVERSIDADE


Que significa "biodiversidade"? Veja aí no verbete. Em "biodiversidade", temos o elemento grego "bio-", qlue significa "vida" e está presente em tantas palavras que conhecemos e ouvimos: "biologia", "biodigestor", "bioengenharia", "biodegradável" etc.


Dicionário da Língua Portuguesa

Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Gold Editora Ltda

0 comentários: