terça-feira, 21 de junho de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

BANDEIRANTE


As "bandeiras" foram expedições do Brasil colonial, cujo objetivo era capturar indígenas e localizar jazidas de metais e pedras preciosas. Os integrantes ds bndeiras erm chamados de "bandeirantes". Como as bandeiras saíam de São Paulo, o termo "bnadeirante" acabou tornando-se sinônimo de "paulista".


BARATO


Quando modifica substantivo, "barato" tem singular, plural,masculino e feminino. "Ela só compra roupas barats"; "Trouxe móveis baratos". Quando modifica verbos, "barato" não varia: "paguei barato esses livros". Uma boa dica, no segundo caso, é lembrar que "barato" pode equivaler a "pouco dinheiro" ou "por pouco dinheiro" ("Aquela loja vende barato os discos/vende os discos por pouco dinheiro")


BASTANTE


Ao pé da letra, bastante é "o que basta". É por isso que gramáticos puristas não aceitam "bastante" como sinônimo de "muito" e dizem que a palavra só pode ser usada como sinônimo de "suficiente". "Não há livros bastantes"; "Não hé livros suficientes". Parece exagero condenar o emprego de "bastante como sinônimo de "muito". O detalhe é que, quando sinônimo de "muito", "bastante" deve seguir o mesmo processo de concordância. "O time perdeu muitas oportunidades"; "O timo perdeu bastantes oportunidades". Rara no Brasil, a forma flexionada de "bastante" é comum em Portugal.


BEBÊ


Há algum tempo, obstetras norte-americanos tiveram de trabalhar duro. Uma mulher deu à luz sete filhos, ou seja, deu à luz sétuplos. Até os dicionários se enrolam. Não se registra "sétuplo" com esse sentido. Chega-se a essa palavra por associação. Cinco bebês nascidos do mesmo parto são quíntuplos. E quíntuplo é numeral multiplicativo, significa "o que é cinco vezes maior". Sétuplo significa "o que é sete vezes maior". E por que se usa o numeral multiplicativo? Por uma razão muito simples: o normal é que nasça apenas uma criança por parto. Se nascem sete, nasce o sétuplo do que se esperava. Por isso as crianças são sétuplas. Não custa lembrar que, para até quatro crianças, usam-se formas que têm por base a palavra "gêmeos", de origem latina ("trigêmeos", "quadrigêmeos")


BEÇA


Uma palavra que muita gente erra é "beça", que se usa na expressão "à beça". Nada de "ss" em "à beça. "Depois de trabalhar duro o dia todo, caiu na cama e dormiu à beça".


Dicionário da Língua Portuguesa

Comentário do Professor Pasquale Cipro Neto

Gold Editor Ltda

0 comentários: