segunda-feira, 4 de junho de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

JUSTO

          São Pedro é o santo dos pescadores, por isso é justamente na data do santo que se comemora o "Dia do Pescador". Por falor em "justamente", muita gente julga que esse advérbio não pode ser empregado com o sentido de "exatamente", "precisamente". Essas pessoas creem que só seja possível usar "justamente" quando se indica ideia de coisa feita com justiça. Essa "tese" não tem nenhum fundamento. Além de equivaler às expressões "de modo justo" e "com justiça", como se vê em "Sempre tenta agir justamente", por exemplo, o advérbio "justamente" pode equivaler a "exatamente", "precisamente". Basta consultar o dicionário e ver que "justo" pode ser sinônimo de "exato", "preciso".


K


        Essa letra que, com a Reforma Ortográfica, retornou ao nosso alfabeto, nunca sumiu dos dicionários. O texto do Acordo Ortográfico só faz referência a seu uso em nomes próprios e vocábulos originários de outras línguas e em singlas, símbolos e nomes de unidades de medida de curso internacional.


LAVAR


       Verbos como "lavar" não são essencialmente pronominais, porque podem ser empregados sem pronomes oblíquos ou com oblíquos de pessoas diferente do do sujeito ("Lavei-o", por exemplo). Em formas como "Ela se lava diariamente", o verbo "lavar" é chamado de reflexivo, já que o agente e o paciente do processo que expressa são os mesmo (ela lava alguém que é ela mesma)


                               Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


                                            Dicionário da Língua Portuguesa

                                                     Gold Editora Ltda

0 comentários: