quinta-feira, 14 de junho de 2012

TIPOS DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

ANOREXIA


                     A anorexia nervosa, também simplesmente conhecida como anorexia é um transtorno alimentar que provoca no indivíduo tanto medo de ganhar peso e/ou gordura corporal que ele limitará severamente a quantidade de comida que ingere. Em geral o anoréxico não reconhece que está doente, cabendo aos familiares e amigos perceberem os sintomas como  perda súbita de peso, contagem obsessiva de calorias, não fazer as refeições em família, baixa de imunidade e sono excessivo, entre outros.


BULIMIA


                    A bulimia é um transtorno alimentar marcado por ingestão de uma grande quantidade alimentos de uma só vez, seguida por uma indução de vômito ou uso de laxantes para eliminar as calorias adquiridas. Para os bulímicos, comer compulsivamente e vomitar depois constitui um ciclo rotineiro.


ORTOREXIA


                   A ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta. Permitem-se apenas alimentos saudáveis e leem o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nuitrientes tornam-se o ponto principal e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do "não é permitido", não é consumido.


COMUPULSÃO ALIMENTAR


                 Quem sofre do transtorno de compulsão alimentar consome grandes quantidades de comida de uma só vez ou como constantemente durante um determinado período, como em uma festa, por exemplo. Pessoas como este tipo de transtorno são em geral muito ansiosas e acabam usando a comida como uma válvula de escape. Os compulsivos não têm limite e normalmente comem até passar mal.


                                               Jornal de Petrópoli - 13/11/2010

                                                   Seleção de Viviane Sá Straub

0 comentários: