domingo, 23 de setembro de 2012

APOSTASIA INVOLUNTÁRIA

                                                            CAPÍTULO  3


                                  QUEM FOI QUE DISSE QUE CANDIDATO POLÍTICO NÃO CUMPRE O QUE PROMETE?


                            Pois é. Como se costuma dizer: "Em toda a regra há uma exceção". E é a pura verdade. Principalmente ao se tratar de promessa de canditato político, o que a maioria das pessoas costuma generalizar e achar que todos são iguais, ou seja, só prometem, promete e não cumprem nada.
                           Por volta de 1960, com as campanhas eleitorais para Presidente da República, Governador e Senador, de vez em quando passava por nossa cidade alguma comitiva de candidatos políticos prometendo mundos e fundos aos humildes eleitores. E foi numa dessas visitas que a minha saudosa mãe não perdeu a oportunidade de fazer um pedido a um candidato ao Senado. O nome dele, lembro-me muito bem, era Clidenor de Freitas Santos. Depois que a comititva foi embora, a minha mãe não resistiu e terminou falando para alguma pessoa o que pedido que fez àquele candidato: uma máquina de costura. E ele prometera enviá-la brevemente. A notícia logo se espalhou pela a pequena cidade como uma grande piada, envolvida de muito deboche do tipo: "Ah, dona Ana, a senhora ainda acredita em promessa de político?" "É mais fácil o Papai Noel existir". "Pode aguardar sentada!" E assim por diante. Mas ela não ligava para as gozações. Continuava firme com a sua fé e fazendo até promessas para que cumprisse com o prometido para calar a boca daquele povo incrédulo e fofoqueiro.
                            E não deu outra: certo dia, num final de tarde, por sinal, ela até se encontrava na igreja rezando como sempre, quando estacionou uma caminhonete bem na porta da nossa casa. E não era outra coisa senão a máquina costuma novinha dentro de uma caixa. Corri à igreja para avisar à minha mãe. Ela tranquilamente e muito feliz apenas falou:
                           -Chegou, meu filho? Eu sabia! Graças a Deus!
                           -Mas como sabia mamãe se eu é que estou dando a  notícia em primeira mão?
                           -Eu sabia porque Deus não desampara quem Nele confia.
                            Tão logo ela chegou em nossa casa, logo esta foi invadida por pessoas curiosas que queria ver o grande presente. E ela aproveitou para dizer: está aqui a prova que ainda existe político  honesto e bom.
                            E a partir deste dia, começou a procurar serviço de costura para fazer e ajudar na manutenção da nossa casa, graças ao CLIDENOR DE FREITAS SANTOS, candidato ao Senado nos anos 60. Ficamos eternamente gratos e o voto da nossa família foi garantido, é óbvio!

0 comentários: