sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

MENOR


              São muito comuns construções como "Eu ainda sou de menor", "Ela era de menor". Alguns estudiosos registram a expressão "de menor" como integrante da linguagem informal! Em se tratando do registro formal,é melhor evitá-la e optar simplesmente por "menor". É óbvio que isso também vale para "maior". "Ela é maior". Por falar em "maior" e "menor", é bom saber que são equivalentes as expressões "a maior" e "a mais" em casos como "dinheiro a maior", "dinheiro a menor", "dinheiro a mais" ou "valor a maior", "valor a mais" que também se estende para "a menos" e "a manor"


MENOS


                  Alguns leitores me perguntam se é possível dizer "menas". A palavra "Menas" simplesmente não é registrada por nenhum dicionário. "Menor" é palavra invariável, ou seja, vale para o singular,plural, masculino, feminino. Portanto, você deve ingerir "menos açúcar", "menos batatatas fritas", "menos alimentos gordurosos". Esqueça definitamente a palavra "menas".


MESMO


                Quando modifica um substantivo ou pronome, a palavra "mesmo" deve variar de acordo com o termo modificado. "Ela mesma compôs a canção?". "Eles mesmos compuseram a canção?". "Elas mesmas compuseram a canção?" Quado se usa com os sentido de "realmente", "de fato", a palavra "mesmo" é invariável. "Ela compôs mesmo a canção?". "Essa declaração foi mesmo uma tragédia". Por fim, convém lembrar que no português formal de hoje não se usa "mesmo para substituir termo citado anteriormente. Frases como "Estive com a gerente, e a mesma me garantiu que..." ou "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra..." devem ser evitadas.


                                        Comentários do Professor Paquale Cipro Neto


                                                       Dicionário da Língua Portuguesa

                                                                     Gold Editora  Ltda

1 comentários:

Anônimo disse...

ão explicou nada