sábado, 15 de setembro de 2012

PANACEIA POLÍTICA E DEMAGÓGICA

                         Realmente os tempos estão mudados. São outros. Mesmo com o advento da internet e sofisticados meios de comunicação do mundo hodierno, o que se vê, infelizmente, é que as aberrações, as promessas mirabolantes dos candidatos políticos continuam as mesmas. Só mudam as figurass e assim mesmo, nem todas. Com tantas ideias estapafúrdias, que servem de piadas e gozação até entre os mais incautos eleitores, continuo chamando este cenário político de CIRCO SEM LONA. Especialmente agora com o fim dos comícios políticos, dando vez às carreatas, caminhadas, visitas surpresas aos locais de aglomeração pública, cada candidato passa por alguma situação inusitada, constrangedora, quase sendo obrigado a ingerir iguarias, guloseimas que até detestam, mas mesmo assim, tomam chá, café, leite, refrigerante, comem bolinho de bacalhau, pastel, tapioca, andam de skate, caem, levantam e continuam dando risadas sem graça, só com o intuito de se parecer gentil, educado, homem do povo etc. Que sitiuação, que palhaçada. Depois disto, sabe Deus, se não procuram logo um médico da sua confiança para fazer uma lavagem estomacal para depois continuar a caminhada no dia seguinte...Tudo isto por um lugar ao sol num cargo público e bem remunerado, com amplas condições de permanecerem ali ou usar tal cargo com catapulta política.

                            E nesta palhaçada, lá vão eles com o seu séquito repleto de bajuladores, correligionários cegos e interesseiros, atrás de votos por todos os recantos da cidade grande, enfrentando sol, frio, chuva etc. Talvez nem desconfiem que tais sorrisos, apertos de mãos, acenos, beijocas distribuídos a tudo e a todos, às vezes, não serão retribuidos nas urnas, pois não sabem eles que muitas pessoas que tentam dele se aproximar, não é porque gostam dele e nele vão votar, e sim, porque querem é um minuto de fama, isto é, aparecer de relance numa fota de jornal ou num desses rápidos programas apresentados na televisão. O ineresse é recíproco Quer uma prova? Tenta um candidato aparecer num local público qualquer sem prévio aviso barulhento que antecede às suas carreatas ou caminhadas e, principalmente sem nenhuma equipe de televisão no seu encalce para ver o desastre, o fracasso que será tal visita. O assédio nunca será idêntico.

                       Para finalizar, quanto as promessas, os planos de governo de cada candidato, tudo não passa mesmo de uma afronta, um acinte à inteligência dos seus humildes eleitores. Se 0,1 % das coisas que eles pensam e dizem vão realizar, for concretizada, já seria muito bom. Coitado de quem acredita nestas vãs promessas, pois elas serão dissipadas minutos antes de cada eleição, igual àquelas nuvens plúmbeas que prometem chuvas benfazejas e basta uma rajada de vento forte para levá-las para outras plagas,d eixando o solo tórrido aguardando alguns pingos d'água de que tanto necessita.


                                                     Joboscan de Araújo
                         

0 comentários: